quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alunos da Urcamp retornam às aulas


Os acadêmicos da Universidade da Região da Campanha - Urcamp Campus de São Gabriel decidiram, após entrarem em um acordo com a Reitora Lia Quintana, pelo retorno às aulas ainda hoje. Lia esteve
presente na Universidade na noite de ontem, quando foi recebida por um grande grupo de alunos em um ato de protesto na entrada do Campus, próximo á BR 290. A Reitora respondeu a várias perguntas efetuadas pelos acadêmicos antes de entrar na Universidade e algumas coisas não ficaram bem entendidas, visto que a reitora agiu de forma bastante grosseira contra a imprensa local por intermédio de sua assessoria.
Em uma rede social na  internet havia um grupo que defendia a causa da luta dos professores e alunos, nomeado “Fora Lia”. Lá, durante todo o dia, os alunos debatiam suas idéias a respeito do caso.
Os alunos realizam protestos, de forma democrática, equilibrada e bastante pacífica, durante várias horas sempre no final de cada dia. Na tarde de segunda-feira, à espera da reitora, os alunos compareceram à Universidade todos vestidos de preto, alguns com as palavras “Fora Lia” escritas nas camisetas, o mesmo que aconteceu ontem (29).
Os alunos, diante dos inúmeros atos de protesto defendiam a autonomia no campus, pediam a retirada da reitora e exigem eleições diretas com total participação dos mesmos, além de explicações a respeito dos saques que foram efetuados da conta do Campus. 
O aluno do curso de Direito, Tiago Battaglin, se pronunciou em diversas emissoras de rádio afirmando que as atitudes da reitora para com o Campus foram irresponsáveis e poderiam levar ao fechamento da universidade.
Em uma reunião onde primeiramente a imprensa foi proibida de participar, Lia falou sobre os números e as dívidas da Universidade.
Foi nomeada uma comissão para assumirem as tarefas da pró-reitoria e os alunos retornaram às aulas. A reunião durou mais de 3 horas.
Clique e veja algumas fotos do movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.