Com a chegada do horário de verão, o calor faz com que muitas pessoas optem por momentos de lazer na beira de rios e nas prainhas na região. Para que a diversão não se transforme em tragédia, é preciso tomar cuidado ao entrar em rios, represas ou açudes. Somente neste feriadão de Finados, já foram cinco (05) as vítimas de afogamento no estado.
O Corpo de Bombeiros faz um alerta para que quando as pessoas forem entrar na água em lugares desconhecidos, ou até mesmo em pouca companhia, para que sejam cautelosas. Primeiramente é preciso se certificar se o local é apropriado para se banhar.
Os bombeiros também ressaltam a importância de equipamentos de prevenção, como o colete salva-vidas. Em embarcações, como botes e lanchas, o colete é essencial e o cuidado deve ser redobrado para que não aconteçam quedas e, consequentemente, machucados e afogamentos.
Outra dica é não deixar crianças sozinhas. Os rios possuem águas turvas e margens irregulares. A correnteza da água também é extremamente perigosa para as crianças, pois pode puxá-las para o meio do rio, onde elas não alcançam o chão.
Em caso de afogamento, as pessoas não devem entrar na água para tentar salvar o afogado, pois no momento de desespero, quem está se afogando vai querer agarrar em alguma coisa. É grande o risco de os dois afundarem e se afogarem.
Para as situações de afogamento, os bombeiros orientam para que seja jogado algum material flutuante, como uma garrafa pet vazia, estepe de carro ou tampa de isopor.
Um pedaço de madeira comprido ou corda também podem ajudar. A opção pelo salvamento deve ficar a cargo de pessoas treinadas. Com esses cuidados é possível evitar acidentes e, consequentemente, que o dia de lazer se transforme em pesadelo para os familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.