sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Definida a programação oficial para a Semana de Celebração dos 259 anos da morte de Sepé Tiarajú

A Secretaria Municipal de Turismo definiu a programação oficial para a Semana de Celebração dos 259 anos da morte de Sepé Tiarajú. O evento acontecerá entre os dias 02 e 07 de fevereiro, com atividades no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom fim, Parque Tradicionalista Rincão das Carretas, Praças da cidade e Estádio Silvio de Faria Corrêa. A abertura será no dia 02, mas as principais atrações acontecerão a partir do dia 05, quando serão recepcionados, no Parque Tradicionalista, mais de 200 índios guaranis e a equipe da Bicicletada “Caminhos de Sepé”, passeio organizado pela Associação Caminho das Águas, que chega a sua 9ª edição este ano. 
De acordo com os organizadores, serão percorridos cerca de 228 quilômetros entre as cidades de Rio Pardo e São Gabriel, com a participação de índios Kaingangues e jovens da Região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão é que 60 ciclistas percorram o trecho onde São Sepé Tiarajú lutou até a morte para defender a terra e os direitos do povo índio. Ao meio dia será realizado um almoço de confraternização organizado pelos indígenas. No período da noite, a partir das 19h30min, haverá apresentação teatral no Museu. 
Na sexta-feira (06/01), a bicicleta ganha as ruas de São Gabriel. Os ciclistas vão percorrer as principais vias da cidade e farão paradas nas Praças Dr. Fernando Abbott e Camilo Mércio, encerrando o evento na Praça Tunuca Silveira. Quem nunca viu, vai ter a oportunidade de ver indígenas jogando futebol. Uma partida de futebol, agregando Governo Municipal, equipe da Bicicletada e integrantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), será realizada no Estádio Municipal. O jogo acontecerá às 18h30min. Ainda na sexta-feira, no Parque Tradicionalista, o público indígena participa de palestra ministrada por José Roberto Oliveira. 
No sábado (07/02), data de aniversário da morte do índio Sepé Tiarajú, a Prefeitura Municipal de São Gabriel – junto com lideranças guaranis e entidades ligadas à defesa dos direitos indígenas – inaugura uma estatua de concreto aramado de Sepé Tiarajú na Chácara Juca Tigre. Antes, no começo da manhã (às 6 horas) os índios irão até a coxilha do Caiboaté, no interior de São Gabriel, para celebração de ritual indígena. No local, foram mortos mais de 1.500 guerreiros guaranis em 1756. 
Na cidade, será realizada Missa da Terra Sem Males, na Chácara Juca Tigre e, no final da manhã, será inaugurada a trilha ecológica “Pelos Caminhos de Sepé”. Às 16 horas, a organização programa a participação de corais indígenas e outras atrações culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.