sábado, 17 de janeiro de 2015

CARNAVAL: "Concurso neste ano, apenas para Blocos", diz secretária

O Carnaval de Rua de São Gabriel perdeu mais três entidades para evento deste ano. Em reunião, realizada na tarde de segunda-feira (12/01), a Liga Carnavalesca Municipal confirmou o afastamento das Escolas de Samba Vai Mesmo e Império da Zona Norte. As duas agremiações ficam licenciadas por um período de dois anos, embora ainda não tenham oficializado a decisão. Elas se juntam a Imperatriz Dona Maria, do Bairro Cidade Nova, que havia pedido licença em 2014. Outra representação da região norte, a Escola de Samba Três de Outubro, finalizou as atividades no ano passado e desativou definitivamente o setor de Carnaval em 2015.
Com apenas três entidades, a categoria Escolas de Samba não terá concurso de rua. A decisão foi tomada em comum acordo entre as instituições e com aval da Liga Carnavalesca Municipal.

Mas se não haverá disputa numa categoria, na outra, envolvendo blocos, a rivalidade alimenta o ânimo dos carnavalescos. Das 10 entidades confirmadas para este ano, apenas uma entra na avenida sem pensar em título ou rebaixamento. Trata-se da Geni, bloco burlesco, quem encerrará a segunda noite de festa (domingo) com as tradicionais sátiras apresentadas por mascarados e caras pintadas. As outras nove entidades tem que se preocupar com o desempenho, porque buscam o título ou porque querem ficar longe da zona de baixo.
Milionários e União da Ilha, rebaixados para o 2º Grupo em 2014, fazem uma disputa isolada por uma vaga no Grupo Principal em 2016. Eles abrem o primeiro dia de Carnaval de Rua na noite de sábado. Na sequência, começa o desfile do 1º Grupo (veja ordem do desfile abaixo). Das sete entidades que disputam o título, duas cairão para o grupo de acesso.
A secretária de Turismo, Maria Luiza Bragança Ferreira, destaca a forma harmoniosa como vem sendo preparado o Carnaval de Rua deste ano. Ela avalia como essencial a organização da Liga Carnavalesca, atuando na defesa das entidades, mas levando em conta a qualidade do evento.
“O diálogo tem sido importante desde o começo. Por isso, tudo o que é decidido, é feito com a aprovação de todos os dirigentes carnavalescos”, explicou.
RAINHA DO CARNAVAL
O concurso Rainha do Carnaval 2015 será realizado no dia 31 de janeiro, no Ginásio Plácido de Castro. Participam do evento todas as entidades, incluindo 1º e 2º Grupos nas categorias Adulto e Infantil.
ORDEM DESFILE
SÁBADO – 14 de fevereiro de 2015
Grupo de Acesso
01.Milionário
02.União da Ilha
Grupo Principal
01.Kizueira
02.Jupob
03.Diretoria
DOMINGO – 15 de fevereiro de 2015
Grupo Principal
01.Bambas da Orgia
02.Olodum Folia
03.Trevo
04.Unidos da Vila Mariana
05.Bloco da Geni
SEGUNDA-FEIRA – 16 de fevereiro de 2015
Grupo Principal
01.Amor de Carnaval
02.Filhos de Olodum
03.Filhos da Lua
TERÇA-FEIRA – 17 de fevereiro de 2015 - Desfile das Campeãs do Carnaval de Rua 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.