quinta-feira, 17 de junho de 2010

São Gabriel não se habilita e perde R$ 200 mil para Saúde da Consulta Popular 2009

Foto do desenho da Unidade Básica de Saúde do Esplanada
O povo votou, a comunidade se mobilizou, a demanda foi aprovada, mas na hora do encaminhamento do projeto, a prefeitura de São Gabriel simplesmente não encaminhou sua documentação a tempo. Esta afirmação é do presidente da Associação de Moradores do bairro Novo Horizonte, Honorival Silva, que teve acesso a uma planilha de municípios da Fronteira Oeste que se habilitaram a receber recursos da Consulta Popular aprovados no ano passado, para a construção de uma nova unidade básica de Saúde. São Gabriel não estava entre eles.
Segundo Honorival, esta demanda teve a votação de 4437 gabrielenses, e a intenção anunciada pelo secretário Paulo Forgiarini era a construção de um posto de saúde no bairro Esplanada, para servir à toda a região próxima. O projeto arquitetônico chegou a ser desenvolvido, mas a prefeitura deixou de encaminhar alguns documentos em tempo hábil, desabilitando-se ao recurso.
Ás vésperas de uma nova votação da Consulta Popular deste ano, Honorival diz que sua comunidade está desestimulada. “Vamos nos mobilizar pra quê, se chega na hora os projetos não acontecem?”.
Honorival também registra que no mês passado, um periódico da cidade divulgou a atuação do deputado Coffy Rodrigues na liberação de R$ 200 mil para outra demanda de saúde aprovada também no ano passado, para equipamentos para a Santa Casa. “Por que esse recurso aconteceu e o nosso não? Simples, porque na Santa Casa eles levaram o projeto adiante e apresentaram os documentos, e a prefeitura não”, desabafa.
O secretário interino de Saúde, Lino Furtado, terá uma reunião no final de semana com os moradores do bairro Novo Horizonte para esclarecer a questão. Paulo Forgiarini, o titular da pasta, se recupera de cirurgia em Porto Alegre.