sábado, 3 de agosto de 2013

Prevenção: Saúde realizará capacitação para manicures e tatuadores

O Serviço de Vigilância Epidemiológica dos Programas DST/AIDS e o Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde estão convocando os profissionais manicures e tatuadores para uma capacitação sobre prevenção da transmissão de hepatites virais. A ação corresponde à Semana Mundial de prevenção às hepatites virais, que culminou com o dia mundial de prevenção em 28 de julho. O encontro que acontecerá no dia 6 de agosto, próxima terça-feira, às 8h30min, no auditório da Escola Ginásio São Gabriel vai alertar quanto aos cuidados com a esterilização e ainda com a saúde dos profissionais. Segundo a coordenadora do Programa DST/AIDS, Rosângela Bohrer, o município conta com 80 salões de beleza devidamente registrados, mas a capacitação não é direcionada apenas aos profissionais de salão. “Todos os tatuadores e manicures profissionais podem e devem participar. Além de fornecermos noções de prevenção prevenir, também
vamos realizar a vacinação destes profissionais contra as hepatites e ainda faremos o agendamento para os testes de hepatites B e C”, destacou a coordenadora. Todos os salões ou profissionais autônomos que comparecerem à capacitação receberão certificado de participação e um adesivo da campanha nacional de prevenção à hepatite. O adesivo identifica o salão como instituição ou profissional que se preocupa com a prevenção da doença.
A responsável pelo Programa DST/AIDS informou também, que o setor de imunização da Secretaria da Saúde dispõe do teste rápido de HIV, que atualmente é destinado para os grupos de risco, mas o objetivo é estender a toda a população.  O teste rápido de HIV pode ser feito no PAM e na UBS Zona Oeste e o resultado é revelado em 20 minutos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.