quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ESPAÇO DO LEITOR

PÉROLAS NO COMÉRCIO

Dizem que pérolas surgem das ostras... discordo... As verdadeiras “pérolas” surgem no atendimento comercial, no dia a dia de nossas lojas.
Juntei algumas destas “pérolas” de 15 anos de atendimento de balcão e pensei como seria a conversa em um atendimento único e exclusivo destes pedidos e solicitações inusitados de clientes:
- Bom dia! Em que posso ajudá-la?
- Moço, eu quero um galão de tinta interna e outro de tinta “desinterna”. E um litro de “absorvente” para tinta também!
- E o que mais a senhora precisa?
- Para meu neto eu quero um carrinho “rotwailer” e para minha filha, eu quero 2 pilhas para câmera “vegetal”. E veja também um “escorregador” de massa! Mas de “inóquio”!
- Muito bem senhora. Vamos fazer um crediário para a senhora. Pode ser?
- Pode, mas não tem muita “democracia”? Deixa eu ver se eu trouxe meu “CPUF”.
- Seu nome senhora?
- Salete.
- Profissão?
- Pinto e “penteio” pra fora.
- Casada?
- Sou “amasiada”.
- Tem telefone residencial?
- Não. Tenho só o telefone da minha casa moço.
- A senhora mora onde Dona Salete?
- Moro naquela faixa “etária” ali no centro. Bem na frente do pé de umbu.
- Tem conta em banco?
- Tenho conta no “Santo André” moço. Ahh, sabe, também vou querer um cobertor “king kong”, pois minha filha ganhou neném agora e foi parto “veneziana”, e com este frio precisa de um cobertor. O guri é a cara do pai... nem precisa fazer “DNH”. E com toda essa chuva, vou levar também uma sombrinha... o senhor tem sombrinha “elétrica”?
- Muito bem... a senhora assine aqui Dona Salete!
- Não moço, eu não sei assinar! Só uso impressão “vaginal”.
Tudo isso já foi dito em lojas, bem aqui na Fronteira Gaúcha do Rio Grande. Mas vale lembrar, que no comércio não importam as maneiras e os erros de fala ou português. Importa sim a simpatia deste povo e destes clientes que colocam o pão em nossas mesas diariamente.


Glaisson Monero
Loja Tottal Casa & Conforto São Gabriel

6º Batalhão de Engenharia de Combate – 42 anos em São Gabriel

Comando do 6º BE e suas esposas na festa que marcou homenagens

No dia 11 novembro, o 6º BE Cmb, “Btl Ten Cel José Carlos de Carvalho”, realizou uma formatura para celebrar os 42 anos da chegada do Batalhão a São Gabriel.
Na oportunidade, o Ten Cel Amaury Simões do Santos Junior, Comandante do Batalhão, condecorou autoridades civis e militares, com a Medalha “Ten Cel José Carlos de Carvalho”, alusiva ao insigne Patrono desta tradicional Unidade Militar.
Na noite do dia 13 de novembro, no Clube Caixeiral, o Comando do Batalhão recebeu os amigos, os seus integrantes e familiares, para um jantar baile que teve por finalidade de além de comemorar a chegada do Batalhão a São Gabriel, marcar o encerramento do ano de instrução e apresentar as despedidas aos militares e familiares transferidos do Batalhão.
Ainda, no dia 14, em solenidade interna, realizada no Salão de Honra no Batalhão, o Comandante entregou a medalha do Btl aos integrantes do “Batalhão de Engenheiros da Província de São Pedro”, que se encontravam em visita à Guarnição.

A PEDIDO DE LEITORES

Deixem seus comentários à respeito das enquetes do Site. Favor identificar-se.

Acadêmicos organizam V Festival de Handebol

Os acadêmicos do 2º semestre de Educação Física da Universidade da Região da Campannha (Urcamp) estão organizando para o dia 20 de novembro, com início às 14horas, o V Festival de Handebol Feminino. O evento terá a participação das escolas João Pedro Nunes (Polivalente) e Caic de São Gabriel, além da participação de escolas das cidades de Cacequi, Caçapava do Sul e Rosário do Sul. O local do torneio será no Campus III da Urcamp e envolverá alunas de 10 a 12 anos.

Sucesso Total durante a realização do jantar dançante dos Comerciários

Na noite de domingo,14 de novembro, aconteceu, no salão de festas da AABB, o tradicional Jantar Dançante dos Comerciários. O evento, que foi realizado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de São Gabriel, teve uma grande participação da classe, que lotou as dependências do salão de festas.
Durante o jantar foi realizado o sorteio de vários brindes, obtidos através de doações realizadas por empresas de São Gabriel.
Após o Buffet livre, os convidados puderam dançar ao som da Banda Trilha Sonora, da cidade de Pelotas.
Segundo o presidente do Sindicato, Hetor Hugo Belloni da Fontoura, este ano o jantar superou as expectativas, com um grande número de pessoas, sendo que a prioridade dos mesmos é congregar os comerciários e reunir as suas famílias.

Falando Sério - ANTÔNIA LAÍSA - interina

15 DE NOVEMBRO...

Na segunda-feira o país estava comemorando 121 anos da Proclamação da República, ocorrida em 1888. A Proclamação foi um episódio da história do Brasil que instaurou o regime republicano no Brasil, derrubando a monarquia do Império do País, pondo fim à soberania do Imperador Dom Pedro II. Tirei o dia para refletir sobre os avanços e claro, os desafios que temos pela frente.

ALIÁS...

Está mais do que na hora de pensarmos na PROCLAMAÇÃO DE SÃO GABRIEL. Até porque estamos vivendo, na atualidade, em regime real (de “altezas”) na cidade, e precisamos nos libertar. O povo precisa se libertar. Mas enfim, o “Reizinho da cidade”, que pelo visto, manda e desmanda em quase todos os “poderes” que se cuide, o povo gabrielense em breve vai tomar essa “coroazinha” e implantar sim na cidade uma administração democrática, popular, humanitária e com respeito principalmente à LIBERDADE de imprensa. O futuro... o povo que fará.

FALANDO EM LIBERDADE...

Na semana passada, o nosso diretor foi intimado pela Justiça à conceder um Direito de Resposta. Quem entrou com a ação judicial? Nada mais nada menos que o prefeito. Como se não bastasse, o mesmo, ainda na mesma ação judicial, pede 50 salários mínimos. Isso é CENSURA!

O POVO QUER SAÚDE DE QUALIDADE

Ora, prefeito, contra fatos não há argumentos... a verba destinada para medicamentos tem que ser aplicada em medicamentos. Isso é lei. O dinheiro que o senhor está tirando da saúde para outros fins através de “rubricas municipais” é do povo. O senhor já perguntou alguma vez à população se ela concorda que retire dinheiro da saúde para pagamento de vigilância e limpeza? Acredito que não. Eu não fui consultada. No entanto, vou defender o Cleber Giovane, que como Conselheiro de Saúde, vem provocando debates e embates na defesa da nossa comunidade. Ele comprou briga ao dizer que os recursos da saúde tem que serem aplicados na saúde. Vê se pode! Acho que a comunidade tem que dar força ao Conselho de Saúde. Denunciar erros administrativos é uma das atribuições de qualquer cidadão. Quem está engolindo quieto e não faz nada, não tem o direito de reclamar quando precisar de saúde e não for atendido (a) a contento.

"A Prefeitura soterrou nossas casas" dizem os moradores

Dagoberto da Rosa

O Policial Militar Dagoberto da Rosa Henrique, de 41 anos, entrou em contato com a redação do Cenário de Notícias – Jornal Bom de Ler, para relatar o acontecido na última sexta-feira (12), a qual o mesmo afirma ter sido agredido pelo funcionário da Prefeitura Municipal de São Gabriel, Edson Jorge de Oliveira Correia (Chilin), em sua residência, na Rua Accioly Vaz de Andrade, 40, situada no Bairro Andrade.
O motivo da briga seria uma obra mal planejada pelo engenheiro da Prefeitura, na rua onde Dagorberto mora, que deixou as casas do lado direito muito mais baixas que as do lado esquerdo, sendo que, nos dias de chuva, os imóveis e os pátios ficam totalmente embaixo da água.
Os moradores estão completamente revoltados e está sendo realizado um abaixo assinado para que a obra seja refeita, desta vez da maneira certa.
Segundo o morador, o funcionário da Prefeitura teria tomado conhecimento da existência do abaixo assinado e teria lhe procurado por três dias seguidos em sua residência, sendo que, na sexta-feira, chegou lhe agredindo e não lhe restou outra opção a não ser se defender.
Dagoberto também relatou que outro funcionário da Prefeitura teria descido do carro armado, ameaçando lhe dar um tiro, e que ele irá protestar na Justiça pelos direitos que ele e os outros moradores possuem.
Segundo a moradora Nara Elizete Marques Pinto, foram descarregadas vinte e quatro cargas de balastro na rua e, em cima, foi feito o asfaltamento, deixando as casas completamente abaixo do nível da rua.
“Eles não têm o direito de deixarem nossas casas soterradas. Pagamos caro para termos onde morar, para termos nossos móveis, os impostos, que não são baratos, são pagos em dia. Eles fizeram essa sujeira aqui, agora terão que arrumar”, afirmou Nara.
O Morador Noé Proença de Almeida disse que terá que desmanchar totalmente a casa, que é de madeira, e comprar tocos para serem colocados embaixo, para erguer sua residência.
O funcionário da Prefeitura, Edson, registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, alegando ter sido interpelado pelo policial militar, que dizia para não colocarem o asfalto na rua e que, juntamente com três homens, passaram a lhe agredir.

Caminhos de Sepé

Karen Lannes, Natalia, Toni, Maria de Lourdes, Luis Giovani, Pedro Figueiredo e Cleber Giovane
Na semana passada o diretor do Cenário de Notícias, Cleber Giovane Silveira, recebeu a visita da Pastoral da Ecologia de Porto Alegre. A comitiva fechou uma parceria com o jornal para a organização do evento “Caminhos de Sepé”, que é realizado há três anos, aonde são percorridos mais de 260km, de Rio Pardo à São Gabriel, de bicicleta. O evento está sendo programado para fevereiro, sendo que algumas atividades pré-evento serão realizadas ainda neste ano. A reunião contou com a presença da ex-secretária de Turismo, Karen Lannes.

ESPAÇO DO LEITOR

O PERIGO QUE RONDAVA O RIO GRANDE
Com o fim da campanha eleitoral e a consagradora vitória do PT no Estado e no Brasil, começa a se desvendar no Rio Grande do Sul, a farra de benefícios oferecidos pelo governo do PSDB aos grandes grupos econômicos, empresas que em nome do capital especulativo internacional e com a permissão vergonhosa da atual governadora, vem se instalar em nosso Estado para sugar boa parte da nossa pesada carga tributária. Bastou se formalizar a equipe de transição do governo que entra e do governo que sai para que três projetos apresentados de afogadilho pela atual governadora, mostrasse o desprezo pelo bem público e pelo povo gaúcho, o edital de licitação da Rodovia RS 010, que liga Cachoeirinha a Sapiranga com extensão de 42 km é o exemplo vivo das negociatas praticadas pelo PSDB no Rio Grande do Sul, serão quatro praças de pedágio, uma a cada 10 km, a empresa ganhadora da licitação investiria 900 milhões e receberia durante vinte anos 77 milhões por ano, além da exploração do pedágio, um verdadeiro negócio de amigos. A licitação para o Presídio de Canoas que abrirá no próximo dia 19, é outro exemplo das negociatas, o complexo de 180 milhões será construído por empresas privadas, que receberão do Estado por 27 anos a importância de 104 milhões por ano, e ainda tem o Cais Mauá em porto Alegre, que seria alugado a iniciativa privada pelo Estado, verdadeira entrega do patrimônio público.
Ao eleger Tarso, a população gaúcha disse um sonoro não à política de privatização do PSDB, muitas vezes mascarada de parceria público privada, quadros semelhantes de entrega do bem público são perigos que rondam também a nossa cidade, como é o caso da privatização da água.
Fatos como esse do Estado e do Município devem servir de alerta para a nossa população, antes que seja tarde demais!
Luis Pires
Empresário

Comunidade São Francisco realiza quermesse

Antônio Gouvea, comissão organizadora

Aconteceu no último sábado, 13 de novembro, uma grande quermesse na Comunidade São Francisco de Assis, no Bairro Independência. Durante o evento, que reuniu um grande número de moradores do Bairro Independência e proximidades, foi realizado o desfile e escolha das princesas e bonecas da Comunidade.
Veja, nas fotos, e quem foram as vencedoras do concurso:


Comissão julgadora composta por: André (ACAS/BM), Vereador Valdomiro e esposa, Cláudia Pereira (Rádio Batovi) e Cleber Giovane (Cenário de Notícias)

Apresentação teatral
Sinhazinha, Camila Keser
Mirian Lima, Rainha Adulta
Clarinda Gouvea, Rainha da Melhor Idade