sexta-feira, 13 de junho de 2014

Sobrado terá o nome de Jeny Chagas

Uma noite memorável para a cultura e arte de São Gabriel. Desde a última segunda-feira o Município passou a contar com o Centro Municipal de Cultura que abriga o Conservatório de Música Isa Meyer, a Biblioteca Pública Municipal e o Projeto Fábrica de Gaiteiros, no prédio conhecido como Sobrado da Praça, localizado na Praça Dr. Fernando Abbott.

O ato solene de inauguração presidido pelo prefeito Roque Montagner foi prestigiado por escritores, poetas, historiadores, pintores e autoridades. A orquestra Sopro Divino da Igreja Assembléia de Deus, alunos da Fábrica de Gaiteiros e o poeta Rossyr Berny abrilhantaram o grande evento, que contou também com homenagens a vice-presidente do Instituto Cultural e Educacional Harmonia, Jenny Maria Chagas, responsável pela restauração do Sobrado da Praça e às pessoas envolvidas no trabalho. Em sua manifestação o prefeito Roque Montagner disse que o dia 9 de junho marcava duas conquistas: a liberação do sinal de TV Digital, tornando São Gabriel o primeiro município da abrangência da RBS/TV-Santa Maria a receber uma transmissão em alta definição, gratuitamente; e a inauguração da restauração do Sobrado. Ele homenageou Jenny Chagas e as pessoas que trabalharam na reforma do prédio afirmando que “não existe prédio tombado sem a presença de Jenny”, referindo-se ao trabalho que vem sendo realizado na restauração da Igreja do Galo e do Teatro Harmonia.

O prefeito agradeceu a orquestra que se apresentou e ressaltou a presença do historiador Osório Santana Figueiredo e dos poetas Rossyr Berny e Clair Alves, “que vieram de longe prestigiar este avento”. Logo após a assinatura do documento de doação do mobiliário o prefeito Roque fez a entrega de uma placa de reconhecimento do Poder Público ao trabalho de Jenny Chagas, pelo resgate da cultura e história de São Gabriel. Também foi feito o descerramento de uma placa em homenagem aos primeiros proprietários do Sobrado e seus descendentes e, por fim, uma surpresa para todos: o prefeito colocou em apreciação a iniciativa de nomear o sobrado com o nome de quem vem demonstrando trabalho e persistência pelo bem da cultura, história e arte, Jenny Maria Chagas. A sugestão foi aprovada por unanimidade por todos os presentes e bastante aplaudida. A partir de agora o prefeito encaminhará um projeto de lei para a Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.

Em sua manifestação a vice-presidente do Instituto Harmonia, Jenny Chagas, disse que tanto a obra de restauração da Igreja do Galo, do Sobrado e do Harmonia é um trabalho de equipe e por isso, fez um agradecimento ao pessoal técnico e operários que trabalharam na obra. Lembrou que a reforma acabou, “mas agora começa o trabalho do prefeito. Foram três governos municipais pelos quais a obra de restauração passou, mas a participação mais efetiva foi a do atual prefeito”. A secretária de Turismo, Denise Lisoski, destacou o trabalho e persistência de Jenny Chagas dizendo que se tratava de um dia muito especial, ao mesmo tempo em que agradeceu a todos que se envolveram neste trabalho. REFERÊNCIA – O Centro Cultural Municipal vai ser ponto de referência para a expressão cultural, artística e histórica dos gabrielenses. O local ficará sob a coordenação da assessora do Gabinete do Prefeito, Mara Rangel. Com o CCM São Gabriel é o segundo município do estado a comportar um Centro de Interpretação, que conta com três salas no local, na primeira estão dispostosbanners que contam a história da colonização espanhola no município, a outra retrata a contribuição portuguesa e a última relata a história do próprio sobrado.

O Centro Municipal de Cultura também tem um espaço definido para exposição em uma de suas salas. O Instituto Cultural e Educacional Harmonia, por meio do IPHAN, equipou todas as salas com mobiliário e instrumentos musicais, para a biblioteca além dos móveis foi disponibilizado um computador. Texto: Paulo Elmano Borges/Fotos: Letícia Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.