quinta-feira, 10 de abril de 2014

IPHAN conclui reforma e Sobrado da Praça volta para a responsabilidade do Município

Na manhã desta terça-feira (08/04) aconteceu a solenidade de assinatura do Termo de Responsabilidade entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura Municipal de São Gabriel. A entrega do Sobrado da Praça teve a presença do Chefe de Gabinete do Poder Executivo, Luis Pires, que representou o prefeito municipal Roque Montagner, que cumpre agenda em Brasília; da representante da Superintendência Estadual do IPHAN, arquiqueta Ana Maria Beltrame; do Promotor de Justiça, Fernando Andrade Alves; do presidente do Instituto Cultural e Educacional Harmonia Gabrielense (ICEHG) Jenny Maria Chagas; da secretária municipal de Turismo, Denise Lisóski; do presidente do Conselho Municipal de Cultura Sérgio Amann, entre outras autoridades e convidados especiais.

Após ser feito um breve histórico do Sobrado da Praça, Jenny Chagas destacou que estava sendo cumprido o trabalho delegado ao Instituto Harmonia Gabrielense e ao IPHAN, de restauração do prédio histórico, e agracdeceu a todos que estiveram firmes na parceria. “Obrigado pelo empenho de todos os que colaboraram com a obra, em especial aos operários que sempre se dedicaram ao máximo, no dia a dia. Estamos encerrando nossa parte e entregando ao IPHAN”, disse Jenny. Já a arquiteta Ana Maria Beltrame salientou o trabalho incansável de Jenny Chagas, pedindo que todos cuidem deste bem restaurado e o utilizem da melhor forma possível.
Em sua manifestação o Promotor de Justiça Fernando Alves disse ser um testemunho do trabalho realizado no patrimônio, enaltecendo a importância de Jenny Chagas na tarefa difícil da restauração do Sobrado. “Muitas vezes estive aqui em visita e vi a Jenny vestida com roupa de operária trabalhando junto aos pedreiros e serventes. Vocês podem contar sempre com a parceria do Ministério Público. Nunca se deve esmorecer na defesa do patrimônio histórico, pois o MP é um instituto perene e sempre que for provocado vai agir. Como diz a estrofe do Hino Riograndense, ‘povo sem virtude acaba por ser escravo’, devemos repensar e sempre lutar pela nossa história”, finalizou o Promotor.
O Chefe de Gabinete Luis Pires fez um agradecimento especial ao Promotor Fernando Alves, ressaltando a importância do MP no resgate da história e cultura e também do papel relevante do IPHAN na história do País. Ao mesmo tempo, Luis Pires enalteceu o trabalho de Jenny Maria, citando por exemplo, o trabalho que agora está sendo feito sobre a restauração do Teatro Harmonia. “Parabenizamos a todos que ajudaram nesta restauração pela grandeza da persistência de continuar até o final deste trabalho com vitória. Quero destacar que o prefeito Roque está em Brasília tratando de diversos projetos importantes, entre eles, a instalação de um campus avançado do Instituto Farroupilha, pois entendemos que através da educação podemos enxergar a nossa história e cultura que aqui em São Gabriel é ímpar como em poucos municípios do RS”, concluiu Luis Pires.
Ao final do evento, foi feito o registro de duas placas por parte do IPHAN e ficou definido que a inauguração festiva da restauração do Sobrado da Praça acontecerá no próximo dia 25 de abril, às 19 horas. A partir de agora o Poder Executivo será responsável pela utilização, bem como pela conservação do prédio, que foi tombado pelo IPHAN. O local vai acolher o Conservatório de Música e a Biblioteca Pública Municipal. Já o segundo piso contará com salas para a realização de exposições artísticas e ainda salas de leitura.
Durante o evento foi realizada a 1ª Exposição “Artes da Terra”, uma amostra de diversas telas das alunas da professora Neuza Gonçalves, com organização da artista plástica Myrta Luza Dias Rieth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.