quinta-feira, 13 de março de 2014

Produtores participam de curso de apicultura em Rosário do Sul

Em busca da profissionalização, 13 produtores de Rosário do Sul participam, entre os dias 10 e 13 de abril, do curso de apicultura – manejo básico. As aulas são ministradas pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Maristela Krügel, com carga horária de 32h. A capacitação acontece nas localidades da Agrovila, Divisa e Assentamento Potreiro Grande, com organização da Emater/RS-Ascar, em parceria com o Sindicato Rural.

O curso compreende aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático trata sobre a biologia das abelhas, características das abelhas do gênero Apis, ciclo de vida, anatomia interna e externa da abelha, castas, equipamentos apícolas, colmeias e medidas oficiais das colmeias racionais, localização, instalação e povoamento do apiário, manejo de colmeias e apiários, sanidade e produtos apícolas, plantas de interesse apícola e projeto de produção.
Conforme a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar Ticiana François o grupo que participa da capacitação é bastante diversificado, abrangendo assentados da Reforma Agrária, jovens, mulheres, produtores experientes e produtores interessados em ingressar na atividade. “A apicultura pode ser uma atividade rentável, no entanto, é preciso que os produtores se profissionalizem, pois muitos ainda realizam a atividade apenas com o conhecimento empírico. Estes cursos são a oportunidade de aprender técnicas especializadas”, afirma.
Ticiana explica que a partir do interesse dos produtores, já está prevista a realização do curso de apicultura – manejo avançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.