quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Doações tornam realidade as ações do Projeto AGRIC


A ONG Amigos do Grupo de Resgate Identidade Cristã (AGRIC) está engajada em um projeto social, o qual objetiva tirar jovens dependentes químicos e moradores das ruas da cidade de São Gabriel. O projeto fundado no ano de 2011 Grupo de Resgate Jovem é coordenado pela Pastora Marilene Cunha Godoi.
A principal finalidade é reabilitar os jovens dependentes químicos e moradores de rua para a sociedade e devolvê-los a dignidade. 

Segundo Marilene o foco são as pessoas completamente carentes, sem família e sem teto que são convidadas voluntariamente a morar na chácara, assim denominado o local. Desde o começo, os moradores são acompanhados por especialistas com o auxílio de medicamentos para o processo de abstinência do álcool e droga. Os próprios moradores são responsáveis pela elaboração de suas refeições, incluindo o pão caseiro. Dentre as atividades desenvolvidas pelos moradores, cita-se cultivar a horta, cortar lenha e cuidar dos animais (galinhas e um cavalo).
As condições da chácara, um galpão de madeira, utilizado previamente como cocheira  de cavalo, são muito precárias. O chão batido e as frestas contidas nas tábuas deixam os dias frios do inverno muito penosos. O Projeto recebeu de um cidadão gabrielense, cuja identidade não foi revelada, a doação de cem cobertores. Outras doações também são feitas semanalmente, como por exemplo, a de um supermercado local. Estas doações consistem em legumes, frutas e carne. 
Marilene destaca também a valoroza ajuda do Projeto Social São Gabriel Arrecadação de Alimentos, desenvolvido pela Professora de Economia da UFSM Andréa Dorr e alguns alunos que, recentemente, realizaram a arrecadação e doação de 420 kg de alimentos.
Dessa forma, objetiva-se buscar doações, sejam elas financeiras, de gêneros alimentícios e materiais de construção para que se possa dar continuidade a este trabalho. Como forma de colaborar para a permanência dos moradores na chácara, foi criado um sistema de apadrinhamento. O funcionamento é bem simples: os chamados padrinhos ou madrinhas adotam um dos moradores e contribuem mensalmente com um valor monetário, conforme suas condições. Assim, até o presente momento, existem dois moradores apadrinhados. José foi adotado por Lúcia Garcia e o Mauro, por Andréa Dorr. 
A Chácara, localizada na Rua Milton Farias Borges, 301, no Bairro Vivenda, ainda possui sete moradores que precisam de padrinhos ou madrinhas. 
O contato da Pastora Marilene é 055 9695 0396 e 055 91406947. As doações podem ser feitas no Banco Sicredi para Marlene de Oliveira Cunha, Ag: 0512, CC: 62574-4. Quem desejar realizar doações de roupas, materiais de construção e encanamento também poderá entrar em contato com a redação do Cenário de Notícias – Jornal Bom de Ler pelo telefone 55 3232.7182 ou 55 9604.0140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.