quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Lançada “Campanha Conte até 10 nas escolas”

Em reunião realizada no dia 25 de outubro, na sede do Ministério Público, com representantes de todas as escolas municipais e estaduais em atividade em São Gabriel, foi lançada a “Campanha Conte Até 10 nas escolas”.

A campanha, desenvolvida nacionalmente pelo Conselho Nacional do Ministério Público, destina-se à educação do adolescente e do jovem para uma cultura de paz. O ambiente de ensino formal é importante espaço de convivência e de formação dos adultos de amanhã. É especialmente no ensino médio que o estudante amadurece sua capacidade de reflexão crítica para diversas decisões da vida, indispensável para a tomada de decisões que a sociedade, futuramente, vai exigir. Um segundo motivo para realização dessa campanha nas escolas tem a ver com as tristes estatísticas de violência no País. De acordo com o Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no País, o volume de homicídios contra jovens de 15 a 24 anos corresponde a 39,3% das mortes ocorridas entre a população jovem brasileira. Em outras faixas etárias, os homicídios respondem por 3% dos óbitos.
A etapa a ser realizada nas escolas é um desdobramento da campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, concebida como ação da Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública), lançada nacionalmente em novembro de 2012. Mais que um slogan, o “Conte até 10” ultrapassou os limites institucionais dos órgãos que compõem a Estratégia Nacional – CNMP, CNJ e Ministério da Justiça – e ganhou os espaços sociais mais diversos. Trata-se de uma mensagem de paciência, tolerância e reflexão para evitar atos de violência, especialmente homicídios, cujas consequências são individual e socialmente desastrosas.
A atitude ainda é contar até dez antes de reagir à raiva, porque valente mesmo é quem não briga.
Em São Gabriel, o trabalho vem sendo desenvolvido pelo Promotor de Justiça Fernando Andrade Alves, da Promotoria de Justiça Especializada, com a realização de palestras aos adolescentes, seguindo-se o trabalho pedagógico a ser desenvolvido pela equipe de cada escola, com base em cartilha desenvolvida e disponibilizada pelo CNMP.
Confira o material da campanha em http://www.cnmp.mp.br/conteate10/