A Secretaria Municipal de Educação deu início nesta semana a uma série de capacitações aos monitores da Rede Municipal de Ensino. Na tarde da última segunda-feira (09), a SEME reuniu 80 monitores da Educação Infantil no auditório da Escola Ginásio São Gabriel. Os monitores tiveram acesso a informações que condizem com suas funções e ainda receberam orientações sobre o envolvimento do profissional monitor com a dinâmica de sala de aula, “O monitor tem papel importante dentro da escola. Embora a tarefa de ensinar seja do professor, a presença do monitor e o trabalho dele é um suporte que soma na articulação do ensino”, destacou a Coordenadora da Educação Infantil, Diva Wllauer.
Já no dia 10, terça-feira, a Educação deu prosseguimento à capacitação a cerca de 60 monitores, que desempenham suas funções com alunos especiais no Ensino Fundamental. Essa etapa foi ministrada pela Educadora Especial, Carolina Andreazza. Para a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Naizy Machado, o monitor desempenha atividades colaborativas, mas que contribuem significativamente para o bom andamento do ensino, “além de ajudar no processo educativo em sala de aula, os monitores devem auxiliar nos horários do recreio, uso do banheiro bem como deslocamento dos estudantes nos demais ambiente da escola”, explicou a coordenadora. Ela destacou também a importância da postura ética dos monitores, tanto no trato com alunos da Educação Infantil, como no acompanhamento dos alunos com necessidades especiais.
Além da equipe de coordenação dos Ensinos Fundamental e Infantil, o Setor de Planejamento Escolar, representado pela professora Patrícia Biscaglia Pozzatti, também ministrou a capacitação. As professoras Naizy Machado, Diva Wallauer e Patricia Pozzati são preparadas mensalmente em Santa Maria e bimestralmente em Uruguaiana para a multiplicação de conhecimentos juntos aos diretores, professores e monitores do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.