O prefeito Roque Montagner recebeu em seu gabinete pais, alunos e professores da Escola Especial Nossa Senhora das Graças, que estão preocupados com a possibilidade de fechamento do estabelecimento, pois o Plano de Educação do Ministério da Educação quer incluir todos os alunos numa mesma rede de ensino. Hoje, em São Gabriel, os alunos com necessidades especiais foram redistribuídos para outras escolas, permanecendo apenas 11, juntamente com 15 professores e alguns monitores, o que inviabiliza monetariamente a manutenção do estabelecimento.
O problema foi amplamente discutido com o prefeito, a secretária municipal de Educação Nilvanês Jobim; o Procurador Jurídico do Município Guilherme Abib e o Chefe de Gabinete Luis Pires. Por solicitação do prefeito Roque Montagner foi criada uma Comissão Representativa composta pela secretária de Educação Nilvanês Jobim, as mães Liliane Vanhove e Florinda Paes Figueiredo e a diretora da Escola Especial Eliara Maciel, a fim de elaborar um estudo de viabilidade junto a Pró-Down e APAE, visando a unificação de três ou duas escolas especiais. Essa medida racionalizará os custos, pois o Município paga o aluguel do local onde está instalado a Pró-Down e, por outro lado, a Escola Especial Nossa Senhora das Graças possui uma área muito ampla que comporta perfeitamente a centralização com melhor estrutura de atendimento. O prefeito lembra que a Pró-Down possui um método terapêutico e educacional de equoterapia, no Parque de Exposições Assis Brasil, o que viria beneficiar a todos que ainda precisam de uma atenção especial.
A ex-diretora da Escola Especial, Soila Vaz, afirmou que era um dia de glória, “pois pela primeira vez professores, mães e o Poder Executivo sentaram-se à mesa tratando sobre o atendimento do estabelecimento. Estou muito feliz em ser recebida pelo prefeito”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.