No momento em que a perícia foi tirar as fotos, o carneiro tentou atacar novamente (Foto: Donizete Henriques)
Um carneiro atacou e matou um idoso no Rincão de Lourdes, no começo da semana em Caçapava do Sul. Conforme ocorrência registrada na Delegacia de Polícia, Ivair Nunes Teixeira, 82 anos, teria saído de casa para verificar os canos de água de sua propriedade rural. Ao retornar, foi atacado pelo carneiro, que pertence a um vizinho.
O animal atingiu o aposentado na cabeça, provavelmente enquanto a vítima estava abaixada. Ivair não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encontrado pelo seu filho, Roge Namur Alves Teixeira.
- Esse carneiro já atacou várias pessoas, não é a primeira vez. Quando meu pai saiu de casa, o alertamos para que tivesse cuidado com o animal - disse Roge.
O Samu e a Polícia Civil foram chamados. O corpo da vítima foi encaminhado para necropsia em Cachoeira do Sul, cidade onde foi enterrado.
Para o médico veterinário Paulo Sérgio Machado, da Inspetoria Veterinária, o fato é excepcional, porque esse tipo de animal geralmente é dócil.
- O que aconteceu é atípico nesta espécie. Mas a reação depende do temperamento. Uns animais são mais mansos e outros mais agitados. Nunca soube de um caso parecido. Geralmente quando carneiros, ovelhas ou outro animal de espécie parecida ataca, provoca lesões, mas nunca ouvi falar de nenhum caso de óbito - explicou.
O veterinário disse que provavelmente a raça do carneiro é Ideal, própria para a produção de lã, e que o animal deve pesar aproximadamente 100 quilos. Paulo Sérgio explicou que os machos desenvolvem mais a musculatura e quando brigam entre si, recuam e em seguida correm em disparada, chocando-se um contra o outro.
- O peso do animal e a velocidade resultam numa força de impacto muito grande. Às vezes, maior que a de um touro - relata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.