domingo, 22 de abril de 2012

Brigada foi chamada para conter alunos da Unipampa


Um protesto de estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) interrompeu o trânsito em uma das principais vias de acesso a Caçapava do Sul, durante a tarde de sexta-feira. O protesto deverá ocorrer também em São Gabriel ainda nessa semana.
Conforme a Brigada Militar (BM), por volta das 16h30min, o grupo de cerca de 50 universitários bloqueou a passagem de veículos na Avenida Presidente Kennedy. A barreira foi feita com pneus, que foram queimados. Durante o protesto, segundo a BM, alguns carros teriam sido danificados pelos estudantes. Dois estudantes foram presos pela BM porque teriam agredido policiais.
Segundo a Brigada, por volta das 17h15min, os estudantes intensificaram o protesto, e a BM teria intervido para conter o ânimo dos alunos para evitar mais confusão. Conforme os estudantes, o grupo fazia uma manifestação pacífica quando teria sido agredido por PMs com cassetetes, tapas, socos e spray de pimenta. Os universitários agredidos devem registrar ocorrência na Polícia Civil contra a ação da Brigada.
Os alunos da Unipampa reivindicavam mais Bolsas Permanência, um auxílio financeiro para moradia, transporte e/ou alimentação repassado pelo Ministério da Educação (MEC), para que os estudantes consigam se manter na universidade. O valor das bolsas chega a R$ 400.
O diretor do campus de Caçapava do Sul da Unipampa, Maximilian Fries, classifica como legítima a manifestação dos estudantes, pois, segundo ele, o número de Bolsas Permanência não teria aumentado apesar dos novos cursos no campus.
– Passamos de um curso, em 2008, para cinco com turmas de 50 alunos e, desde lá, o número de bolsas repassadas pelo MEC segue o mesmo. Além disso, recebemos, pelo Sisu, estudantes de todos os lugares do Brasil, e muitos sem condições de se manter. Muitos deles terão que voltar para seus Estados – afirma Fries.
Fonte: BM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.