quinta-feira, 28 de abril de 2011

“Essa gestão não se diferencia da gestão anterior” disse Luis Pires



1 O ano começou bem para o Partido dos Trabalhadores, com as vitórias de Dilma e Tarso como militante ativo do PT você enxerga um Crescimento Político do Partido na Cidade?
Ao longo dos vários anos de militância do partido temos notado um bom crescimento, seja a âmbito de administrações de municipais, de Câmara Federal, de Senado e de governo Estadual. Temos conseguido isso de forma conjunta e harmoniosa em todos os aspectos, pois o PT não cresce isoladamente em um ou outro município, o PT cresce a âmbito Nacional e Estadual e isso reflete em todos os municípios, e isso é fruto de uma política de inversão de prioridades que o partido pratica ou seja, buscando favorecer as classes mais sensíveis da sociedade, e buscando atingir uma política que possa atingir setores produtivos e industriais, onde desde 10 de fevereiro de 1980 quando fundamos o partido, nós estamos adquirindo esta experiência política, e a população vem entendendo isso de forma positiva.
2 Luíz Pires já foi candidato a vereador em eleições passadas, e, é considerado um dos nomes fortes do partido.Há alguma possibilidade do senhor concorrer no pleito de 2012 na majoritária? Ou o PT estaria formando outro nome?
O PT tem discutido as eleições de 2012, nas suas reuniões internas, até porque achamos que existe um esgotamento do modelo político de São Gabriel, um modelo que vem atendendo o interesse de grupos, do que ao interesse de toda a coletividade. E eu tenho sido sempre um soldado do partido, temos defendido dentro do partido que devemos assumir a candidatura a majoritária do Partido dos Trabalhadores, mas neste primeiro momento a candidatura não estaria sido pautada em cima de nomes, mas sim em cima de um projeto de mudança, um projeto comum para o município de São Gabriel, nós fomos protagonistas em municípios que existiam os famosos grenais, onde a política se desenvolvia para grupos coletivos dos municípios, e nesses municípios o PT alcançou a vitória como foi em Bagé que tinha uma força conservadora e arcaica que dominava aquele município. E por isso devemos ser protagonistas nas eleições de São Gabriel, o meu nome esta a disposição do partido, pois sou um soldado do mesmo.
3 Como defensor da reforma agrária no município como o senhor vê hoje os assentamentos, você acha que o Governo Federal e o INCRA colaboram para o crescimento dos assentamentos?
A reforma Agrária sempre foi uma questão de muita disputa ideológica dentro de São Gabriel, sendo que a 1º marcha rumo ao coração do latifúndio, saiu daqui da minha casa, onde sempre tivemos ao lado e apoiando este movimento, e a política de reforma agrária, apesar das dificuldades dos assentamentos, já podemos notar progressos econômicos para o município de São Gabriel, como foi a 1ª colheita do Arroz Orgânico realizada aqui no município esta semana. Achamos que a política de reforma agrária está dando o primeiro passo, mas ela precisa se expandir muito mais, achamos que o Incra tem agido de forma muito lenta aqui no município de São Gabriel, mas mesmo assim os assentamentos estão em plena atividade.
4 Sabemos que várias obras inauguradas na cidade e que estão para serem inauguradas, oriundas de verbas federais, e de emendas parlamentares de deputados do PT estão levando créditos somente da atual administração municipal. O que o senhor acha a respeito disto?
O PT ao longo destas eleições vem mostrado que a política se faz com coerência, e se faz de forma democrática, e a política não se faz para os amigos do partido, não se faz para seus partidários, e sim para um conjunto da sociedade. Infelizmente aqui no município de São Gabriel, e talvez por um elemento que tenha ocasionado nisso, esta velha disputa deste grenal, esta política já arcaica estabelecida aqui no município tem criado uma política de ódio e de ranços ideológicos, o que não é bom, temos vistos sucessivos governos com a mesma pratica política, e tentando muitas vezes ocultar obras, oriundas do Governo Federal e isso nunca vai ser bom para o nosso município, é preciso que aja mais democracia no modo de fazer política aqui em São Gabriel.
5 Qual a sua avaliação como gabrielense e político da atual administração municipal? Você acredita numa mudança?
Essa gestão não se diferencia da gestão anterior, é a mesma pratica política, ou seja uma política centrada no aspecto local, não levando em conta o aspecto Nacional e Estadual e até mesmo o aspecto internacional, estamos vivendo uma política apenas direcionada para o município de São Gabriel, a política é um contexto maior, e não existe diferença entre as duas gestões. É a famosa política da pata do boi, que tem acontecido por décadas em São Gabriel, para mudar não podemos achar que deveremos fazer uma política nova em São Gabriel estabelecendo alianças com esta velha política. Sabemos que a gestão atual não vai bem, e todos sabem disso. São várias as reclamações nos bairros. Essa administração é inerte e por muitas décadas não conheço nenhum projeto novo para São Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.