segunda-feira, 7 de julho de 2014

Seminário discute políticas públicas em São Gabriel


Com o objetivo de levar informações para as famílias de São Gabriel sobre o acesso às políticas públicas, ocorreu, na quarta-feira (02/07), o Seminário de Políticas Públicas do Plano Brasil Sem Miséria. O evento foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerônimo Machado, na localidade de Santo Antônio, em São Gabriel. A atividade foi organizada pelo Comitê Gestor do Programa de Fomento à Inclusão Produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, que em São Gabriel é constituída pela Emater/RS-Ascar, Secretarias de Agricultura, de Assistência Social, de Educação, de Planejamento e de Saúde e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 

A abertura do evento foi realizada pelos técnicos da Emater/RS-Ascar Gilberto Souto Meyer e Vera Lucia de Souza, que apresentaram o Programa. No município ele beneficiará 21 famílias, através da inclusão social e produtiva. Também foram apresentadas as formas de acesso às políticas públicas. Já a secretária de Educação, Nilvanez Jobim, salientou a importância das parcerias institucionais para a realização das políticas de governo. 

Durante o dia ocorreram palestras sobre diversos assuntos. A enfermeira Angélica Viedo falou sobre as políticas públicas na área da saúde, como a Estratégia da Saúde da Família (ESF) e saúde da mulher, onde destacou a necessidade de se fazer os exames preventivos. Já a saúde do homem foi o tema da palestra do médico Aroldo Alves Júnior. Na sequência, a assistente social Lisie Cardoso falou sobre políticas de proteção social, tais como Benefício de Prestação Continuada (BPC), Sistema Único de Prestação Continuada (SUAS), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CRES). 

Já o Programa Nacional de Alimentação Escolar foi o assunto exposto pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Renato Menna Barreto e pelo representante da secretaria de Educação, Selmar Carbajal, onde abordaram a comercialização dos produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar e sobre a Chamada Pública, que será realizada no município. 

A coordenadora do Programa Bolsa Família, Elizandra Guedes, juntamente com João Ludgero, falou sobre o programa e o número de famílias atendidas. Na oportunidade, os participantes receberam atendimento do médico Santiago de Leon, do Programa Mais Médicos. Também houve a entrega de cobertores da Campanha do Agasalho às famílias, pela coordenadora da Secretaria de Assistência Social, Sandra Bolff. 

A avaliação das famílias quanto ao evento foi positiva, onde puderam esclarecer dúvidas quanto ao acesso às políticas públicas e receber informações sobre o Programa de Fomento à Inclusão Produtiva do Plano Brasil Sem Miséria. Para Dalvana Bittencourt, as reuniões estão sendo muito importantes. “O programa é muito bom, estamos ansiosos para que chegue o recurso”, comenta.