quinta-feira, 3 de abril de 2014

Pela cultura em São Gabriel: fundado o "Movimento de Resgate Cultural"Galo foi construído em fibra de vidro a partir de imagens da peça original

Primeira ação é ousada: uma réplica do Galo da igreja foi construída
Idealizadores do movimento, Rodrigo, Amílcar e Emerson

Foto original que apresenta a silhueta do galo, que serviu de base para a confecção da peça

Galo foi construído em fibra de vidro a partir de imagens da peça original

Para resgatar a cultura, educação e artes em São Gabriel e como uma iniciativa para estimular o ensino da nossa história às gerações mais novas, assim como um alerta, uma iniciativa corajosa se transformou em realidade nesta semana, por meio de um grupo de abnegados. O "Movimento de Resgate Cultural" de São Gabriel vai realizar ações e projetos culturais para a comunidade gabrielense, de forma independente. E a primeira delas foi uma atitude ousada e com recursos próprios: a construção de uma réplica do galo que existia na nave da Igreja Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim (hoje Museu e conhecida como a Igreja do Galo), em fibra de vidro. E recebe o apoio maciço de personalidades da comunidade. O "pontapé inicial" do primeiro projeto foi na noite de terça (1º) no Timm Bar, no Centro da cidade.

O grupo, inicialmente formado pelo compositor e artesão Emerson Fernandes, o customizador de veículos Rodrigo Porciúncula e o artesão Amílcar Varella, vai encampar ações para reavivar a cultura gabrielense. A ideia de formar o Movimento surgiu em um primeiro encontro deles e a partir de então, outras pessoas foram convidadas a colaborar. "A gente quer transformar a cultura para sempre em São Gabriel, trazendo para mais próximo das crianças, por exemplo, a história da cidade, o que é ensinado somente no 3º ano do Ensino Fundamental", explica Rodrigo.
A primeira ação foi ousada. Uma réplica do galo que existia no topo do atual Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim (Igreja do Galo) foi produzida em fibra de vidro e será doado ao município. Esta réplica foi apresentada à presidente do Instituto Harmonia, Jenny Chagas, que aprovou a ideia e apresentou os caminhos a serem seguidos. "Este apoio sem dúvida nos incentivou e é um presente para a comunidade. Este galo pode ser exposto em escolas, onde as crianças vão querer saber mais das origens e da história do município", destacou Emerson. A réplica foi construída usando como base fotos antigas da silhueta do Galo, que foi originalmente feito em estanho.
Emerson e Rodrigo se dedicaram a construir esta réplica feita de fibra de vidro, e pesquisaram mais sobre a história do galo. Foi descoberto que ele foi trazido da Europa por volta do início do Século XVI, onde foi levado às reduções jesuíticas nas Missões. O galo foi trazido daquela região em 1805, pelo Marechal João de Deus Menna Barreto e roubado no dia 11 de setembro de 1985 do alto da nave da Igreja, que seria demolida parcialmente logo após.
Há o projeto de construir uma réplica em metal, onde pode ser obtido o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com recursos para isso. Outros projetos deverão ser desenvolvidos pelo grupo, e um deles em breve deverá ser uma campanha anti-tabagismo, usando arte. "A comunidade pode esperar muito mais de nós, mais pessoas serão convidadas a colaborar, mas será algo que transformará a cultura gabrielense para sempre", destacou Amílcar. Quem quiser fazer parte, pode buscar informações pelo fone (55) 96045197 ou 99096688.

Crédito fotos: Marcelo Ribeiro / Seven Comunicação
Foto arquivo Isaías Evangelho

Um comentário:

Deixe seu comentário, mas se identifique.