quinta-feira, 10 de abril de 2014

Comunidade aprova iniciativa do Governo Municipal no incentivo à coleta seletiva de lixo

A instalação de totens para a coleta seletiva de lixo, em vários pontos da cidade, está recebendo a aprovação das pessoas que já usaram a inovação do Governo Municipal implantada recentemente em São Gabriel. Segundo o secretário de Obras e também interino de Serviços Urbanos, Felipe Abib, a partir de agora é muito importante a colaboração da comunidade no cuidado com os totens. “O prefeito Roque
Montagner determinou que os coletores sejam instalados em todos os locais onde haja movimentação pública. A implantação da coleta seletiva é um desafio audacioso para toda a população. Posteriormente campanhas de conscientização na mídia serão intensificadas visando sensibilizar os gabrielenses para a destinação correta dos resíduos. As pessoas precisam ter conhecimento que o lixo que elas produzem é de sua responsabilidade, assim como a poluição das águas, das florestas e o fim dos recursos naturais será um problema para todos nós”, asseverou Felipe Abib.
A pensionista Maria de Lourdes da Silva Camargo, de 60 anos, afirmou que antes “observávamos sacolas de lixo esparramadas pelas calçadas, pois algumas pessoas não as levavam até os locais apropriados. É a melhor coisa que este Governo está fazendo para manter a limpeza no centro da cidade. Espero que todos colaborem com a manutenção destes totens”, completou. O corretor de gado, Demétrio Elias Paulo da Silva, que trabalha há 10 anos próximo ao Calçadão, destacou que foi muito boa esta iniciativa para tentar conscientizar a população sobre a coleta seletiva de lixo. “Isso é bem viável, tomara que todos colaborem, pois está bem especificado nestes módulos todos os tipos de lixo, inclusive o tempo máximo de sua decomposição. Antes havia muita sujeira e lixo na rua”, concluiu Elias.
Já o empresário Edson Ronaldo Lopes Porto, que atua há 6 anos no ramo de lancheria no Calçadão, parabenizou a iniciativa da instalação dos totens. “Eles são bem apresentados. Esperamos que haja uma assistência e manutenção diária. O problema maior é as pessoas não cuidarem, pois nestes anos em que estou estabelecido neste local já presenciei muitos atos de vandalismo e por várias vezes tive que tomar algumas providências. Deixo como sugestão para a Administração Municipal a colocação de guardas e câmeras para assim termos mais segurança e tranquilidade para trabalhar, bem como, para auxiliar na provável ação de quem tem como intenção destruir o patrimônio público. Também devemos ter a consciência que o Calçadão é um ótimo espaço para o lazer”, ressaltou Porto.
Clóvis Pereira Alves, militar da Reserva da Brigada Militar também aprova esta inovação do Poder Público. “O legal é que isso facilita a coleta de materiais recicláveis e ajuda na preservação do nosso meio ambiente, pois muitas pessoas catam materiais no lixo para vender ou fazer objetos e sobrevivem dessa atividade. Em casa também devemos cultuar esse hábito de separar o lixo. Espero que todos os gabrielenses colaborem e cuidem destes totens e depositem o lixo nos compartimentos certos, identificados na parte externa de cada módulo”, frisou Clóvis Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.