O Dia Internacional da Mulher (08/03) foi comemorado com atividades na Praça Dr. Fernando Abbott. Equipes das secretarias municipais de Assistência Social e da Saúde disponibilizaram atendimentos e informações para a comunidade focando ações para a família. Também participaram da mobilização os integrantes dos cartórios Especializado e de Adolescente Infrator da Polícia Civil, Conselho Tutelar, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.
Junto, o Ministério Público realizou o lançamento do projeto “LAR, Lugar de Amor e Respeito”, com a apresentação de uma cartilha e layout da campanha. Durante o dia foi oferecida assistência à população com a presença do ônibus institucional do MP, escritório móvel - no local.
A Secretaria Municipal de Assistência Social efetuou solicitações de segundas vias de Carteiras de Identidade (RG) e certidões de nascimentos e ainda encaminhou as pessoas ouvidas para equipes da Secretaria da Saúde para inscrição e confecção do Cadastro Único (CADÚNICO). O documento garante aos cidadãos acesso aos Programas Sociais do Governo Federal, entre eles, Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.
A dona de casa Gabriela Machado foi beneficiada com o trabalho oferecido às mulheres. Durante a mobilização o cidadão que solicitou segunda via de documentos foi isentado do pagamento de taxas, “pois é constatada a necessidade do documento. Nosso trabalho é garantir o acesso a estes direitos”, disse a assistente social Lisiê Adriene Cardoso.
A Secretaria Municipal da Saúde realizou exames preventivos, pesagem de crianças, cadastro e confecção do CADÚNICO, informações sobre o Programa Bolsa Família, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e orientações sobre atividades posturais.
Em parceria, a Polícia Civil, através dos cartórios especializados, e o Conselho Tutelar deram informações sobre atendimento às mulheres e crianças. De acordo com o prefeito Roque Montagner, a Rede de Apoio à Mulher tem funcionado perfeitamente, em São Gabriel, graças a união dos órgãos que integram o sistema, “tornando a nossa cidade uma comunidade e fazendo com que a população confiante na rede”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.