sábado, 8 de fevereiro de 2014

Igualdade: Governo Municipal opta por sorteio para definir localização de cada morador no Residencial Antônio Trilha

Mais de 300 pessoas participaram do sorteio e da escolha que aconteceu na tarde de terça

Na tarde de terça-feira (04/02), no Clube Banana Café, foi realizada a segunda reunião de Trabalho Técnico Social (TTS) pelo Executivo Municipal, através da Coordenadoria de Habitação, contando com a participação dos 300 contemplados com o empreendimento Residencial Antônio Trilha, no Bairro Gabrielense, do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.
O evento contou com a presença do Vice-Prefeito,  Evandro Guedes representando o Prefeito Municipal - Roque Montagner; dos secretários Felipe Abib (de Obras e Habitação); Cléber Giovane (de Assistência Social); Pedro Tavares – da Construtora ACPO); do gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF) Gentil José Festinalli; Jefferson Malmann Paz, Gerente Regional de Construção Civil em exercício da Gerência de Desenvolvimento Urbano (GIDUR); Horácio Lopes de Moraes  representante da GILIE ( Porto Alegre); Luis Fernando Nunes da Silva, Técnico em habitação da GIDUR (Santa Maria) e Mariuza Saraiva (assistente social do município responsável pelo programa), entre outros.

O Vice-Prefeito - Evandro Guedes abriu a reunião com a realização do sorteio das unidades habitacionais, onde cada contemplado, de forma individual, teve a oportunidade de escolher o apartamento em que irá residir.
Evandro reafirmou o compromisso do Prefeito Roque Montagner e do Governo Municipal, em todas as áreas sociais, naquela ocasião, em especial referindo-se a habitação.
Segundo o Vice-Prefeito, a administração está trabalhando de forma séria e responsável, procurando sempre beneficiar os mais necessitados, “Juntamente com o Prefeito Roque, desde que assumimos o Poder Executivo foi firmado o compromisso e a responsabilidade de concluir e entregar estes apartamentos, e, hoje, aqui está sendo cumprido mais esta fase do processo, sempre com justiça e procurando seguir todos os trâmites burocráticos com legalidade”, disse Evandro.
O Vice Prefeito desejou muito sucesso aos contemplados, e parabenizou os secretários Felipe Abib (de obras e habitação) e Cléber Giovane (de Assistência Social), assim como, suas respectivas equipes de trabalho. Ao mesmo tempo, enalteceu a parceria da Caixa Federal e da Construtora ACPO, destacando a importância do trabalho realizado pelos funcionários das referidas instituições.
Na sequência, o Secretário Felipe Abib fez questão de destacar a importância do alinhamento entre as esferas Municipal, Estadual e Federal, culminando para o êxito de todas as ações que vem sendo realizadas pelo Governo Municipal. Para tornar o trabalho mais ágil, o secretário explicou detalhadamente toda a planta exposta em um painel colocado na frente de todos os contemplados, as suas delimitações, e, de forma minuciosa, a posição da luminosidade solar em relação aos blocos. Abib ressaltou que em anexo as unidades habitacionais já estão confirmadas: a construção de uma escola com 12 salas de aula; uma escola infantil, implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA); praça de recreação e também uma quadra esportiva coberta, tudo para que realmente os moradores desfrutem de uma mega infraestrutura e conforto completo para suas famílias. Abib também anunciou que ainda este ano deverão ser construídos mais 260 apartamentos, próximos àquele residencial.
Os contemplados aplaudiram de forma unânime o secretário Felipe Abib, no momento em que ele anunciou de que cada apartamento terá o seu hidrômetro, proporcionando assim, o pagamento da tarifa de água de acordo com o consumo de cada família. Abib explicou que nos últimos dias várias pessoas se dirigiram ao setor de habitação, pois haveria a instalação de um hidrômetro para cada bloco. O secretário ressaltou que a empresa ACPO se sensibilizou e a CEF autorizou tal alteração no projeto original neste sentido, após solicitação da Administração Municipal.
De forma muito organizada e competente, através de senhas com cores diferenciadas, foi dado início ao momento mais esperado da tarde, efetivamente o sorteio. Primeiramente os Portadores de Necessidades Especiais (PNE); na sequência, os idosos (com preferências para apartamentos na parte térrea), e, após os demais contemplados.
Após cada um escolher seu apartamento, foram agendadas as vistorias (visitas) das unidades habitacionais, que iniciaram na quarta-feira (05) se prolongando até sexta-feira (07), sempre pela manhã.

Do Sonho à realidade

O Brilho nos olhos de cada contemplado era visível e emocionante. Exemplo disso foram as declarações da Senhora Maria Cândida Machado, de 82 anos. Com lágrimas nos olhos, a aposentada disse ser o momento mais importante de sua vida. Atualmente, ela reside com a filha Adriana e sete netos em uma casa bastante pequena no bairro Élbio Vargas. Já Edir Gomes de Lima, de 72 anos, bastante extrovertido e comunicativo, declarou a satisfação em ver seu sonho desde menino, tornar-se realidade. “Quero agradecer o Governo Municipal em estar nos proporcionando vivenciar esta conquista, a nossa casa própria”, afirmou Edir. Da mesma forma, Ruth Serlei Figueiredo da Silva, de 61 anos, nos relatou todos os momentos difíceis em sua vida, na dependência de morar de aluguel. “Atualmente estou alugando e residindo em algumas peças nos fundos de uma casa no bairro Vargas. Neste momento, passa um filme de toda a minha luta em minha mente, mas sempre com fé em Deus, um dia nós recebemos esta benção”, disse a proprietária, referindo-se a conquista do seu apartamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.