segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Comunidade quilombola de São Gabriel inaugura Centro Comunitário e Capela

No domingo (22/12), mais de cem pessoas prestigiaram a instalação da Capela Nossa Senhora da Guia e da inauguração do Centro Comunitário, na comunidade quilombola Von Bock, em São Gabriel. 
A Capela Nossa Senhora da Guia foi construída por Anézio Osmari, após uma promessa feita pela família e contou com doações da comunidade. O bispo Dom Gílio Felício, acompanhado dos padres de São Gabriel Delmar, Emílio e Oberdan, realizou uma missa campal e alguns batizados. 

Na oportunidade, também foi realizada a inauguração do Centro Comunitário, construído com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), através do projeto realizado pela Emater/RS-Ascar. O Centro Comunitário inclui utensílios domésticos, freezer, fogão industrial e kit de armário de cozinha. Segundo a extensionista social da Emater/RS-Ascar Vera Lucia de Souza, o objetivo do Centro é a utilização coletiva da comunidade para reuniões e capacitações. A comunidade de Von Bock compreende 11 famílias quilombolas. 
O gerente regional da Emater/RS-Ascar Luis Fernando Fabricio destacou o interesse em trabalhar com os públicos diferenciados, que mais necessitam. Em São Gabriel, são três comunidades quilombolas atendidas pela Instituição. “As políticas públicas são importantes ações para o desenvolvimento dos públicos que mais precisam”, afirma. 
Durante o evento, foi apontada uma demanda que está relacionada ao abastecimento de água, já que a comunidade fica distante da sede do município. O coordenador regional da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Alcedir Drum dos Santos, afirma que será realizada uma avaliação e a pauta deve ser incluída nas ações de 2014. 
Vera também destaca a emoção das famílias. “Tudo isso foi um sonho e não acreditávamos que poderia ser alcançado”, relatou uma das moradas. Os representantes de outras comunidades também participaram do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.