terça-feira, 15 de outubro de 2013

Programa Ação Integrada 2013 será lançado na Escola Municipal Carlota Vieira

É por meio do reforço da cidadania e de esclarecimentos à juventude que o Governo Municipal, em parceria com a Brigada Militar, lança no próximo dia 25, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha, a 6ª edição do Programa Ação Integrada. Abordando temas complexos, mas que são comuns no dia a dia das crianças, jovens e adolescentes, o Ação Integrada permanecerá durante todo o dia nas salas de aula da escola.  A proposta é conscientizar os alunos quanto aos males sociais, aos quais eles estão expostos diariamente. Em agosto deste ano o Governo Municipal anunciou a inclusão no
orçamento 2014 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência-PROERD, do qual também faz parte o Ação Integrada. Os programas trazem para dentro da escola, por meio de oficinas, informações de prevenção a problemas de violência doméstica na adolescência, bullying infantil, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de incêndios (com o Corpo de Bombeiros); cão e sociedade, trânsito, e ainda saúde bucal. Os detalhes do lançamento do Programa Ação Integrada foram acertados na SEME, entre o sargento Carlos Ivan Alves Rodrigues, da BM e a secretária de Edcuação, Nilvanês Jobim. Na ocasião a secretária destacou que essas iniciativas fazem parte de uma série de ações que buscam a formação de uma sociedade mais consciente e mais justa, “nosso objetivo é por meio dos esclarecimentos, oferecer mais proteção e mecanismos de defesa aos nossos alunos”.
O Programa Ação Integrada nas escolas foi lançado no Rio Grande do Sul no ano de 2008. Segundo o sargento Ivan Alves Rodrigues, os resultados das oficinas são constatados pelo relato de professores e pela diminuição do número de solicitações da presença da Brigada Militar nas escolas. Para o prefeito Roque Montagner é fundamental a parceria com órgãos de segurança pública em prol da educação, “as crianças assim como os jovens e adolescentes são os agentes transformadores da sociedade e as escolas são o cenário onde essas transformações devem ser cultivadas. Temos grandes expectativas nessa parceria com a Brigada Militar em prol dos nossos jovens”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.