quinta-feira, 21 de junho de 2012

Homem mora em barraco no centro da cidade

Para se livrar do “problema”, funcionários da Prefeitura querem jogá-lo, com seu barraco e sem assistência, no Passo do Pinto


Várias pessoas que moram próximo a Praça Camilo Mércio entraram em contato com o setor de reportágens do Cenário de Notícias reivindicando nossa presença aos fundos do Mercado Público
e relatando a situação sub-humana em que vive um morador de rua no local. O motivo da fúria dos vizinhos é a atitude de um funcionário da Secretaria de Serviços Urbanos, encarregado de vistoriar o setor de limpeza pública, o qual ordenou que o morador de rua retirasse do local o barraco em que vive, dizendo que a área é pública, que o mesmo não poderia permanecer ali e que “encostaria” uma caçamba para levar as lonas e o homem para o mato do Passo do Pinto, próximo ao Bairro Santa Clara.
Conversamos com o homem que identificou-se como Marco Antônio Wolmo, o qual afirmou que mora há mais de três meses no local, em um barraco feito de lonas pretas, escondido próximo a um muro situado ao lado do Ginásio Plácido de Castro. 
“Não tenho onde morar e me abriguei aqui há cerca de três meses. O rapazinho da prefeitura me falou que não posso estar aqui, por ser uma área pública. Mas se é uma área pública eu posso estar aqui. Não estou fazendo maldade para ninguém. Não sou ladrão, não sou marginal, porque eles querem me tirar daqui?”, afirmou.
Quando lhe foi perguntado se a Secretaria de Assistência Social tinha conhecimento do seu caso o homem respondeu que “por enquanto não veio ninguém, acho que nem sabem que estou aqui. Amanhã de manhã (ontem) disseram que vai vir uma caçamba encostar aqui e me levar lá para o Passo do Pinto, para o outro lado do trevo, pro arroio, para eu ficar no meio do mato. Eles estão achando que sou bicho. Eu acho um absurdo isso aí, pois não estou fazendo maldade para ninguém. O prefeito também não faz nada pela gente”.
Marco Antônio trabalha com uma carrocinha catando materiais que vende para reciclagem, onde consegue alguns centavos para comprar alimentos. Antes de virar morador de rua, ele morava com os pais mas, após a morte dos mesmos, a casa onde residiam foi vendida e, sem condições de pagar aluguel, não teve escolha e foi para as ruas. 
Segundo ele, todos os dias os moradores próximos à praça e alguns trabalhadores do Mercado Público vão lhe visitar e lhe oferecem comida. Uma moradora o presenteou inclusive com um cobertor para que pudesse ficar protegido do frio.
“Pelo menos aqui eu não passo fome nem frio. Mas se eles querem que eu vá para o meio do mato, eu vou.Sou meio bicho, bicho/gente. Tendo minha saúde boa, o resto é bobagem. A gente tem que ficar tranquilo, não pode se apavorar, pois quando a gente fica apavorado, tudo vai para trás, se a gente conseguiu adquirir alguma coisinha, acaba perdendo. Fazer o que se eles têm o poder e a gente não? Essa Prefeitura não desenvolve nada. O prefeito já era para ter vindo aqui olhar minha situação e pelo menos arrumar, nem que fosse uma baiuquinha lá perto do arroio, mas pelo menos eu estaria dentro de casa”, afirmou.
Segundo Marcos Antônio, um vereador esteve lhe visitando e afirmou que o mesmo não poderia continuar ali e o orientou a ir para baixo de alguma ponte, pois não poderia ficar ali. 
A reportagem CN entrou em contato com os comerciantes do Mercado Público, que também não aprovam a atitude tomada pela Prefeitura e afirmam que o homem nunca os incomodou. Segundo eles, sua presença quase que não é notada e sua educação é algo notório. 
O homem vive em uma situação sub-humana, na umidade e sem recursos para se abrigar em dias de chuva.

21 comentários:

  1. Será que o "Vereador" que sugeriu para essa pessoa ir para baixo da ponte, não conhece o ditado aquele:
    AO ATIRAR UMA PEDRA MIRE BEM A DIREÇÃO ELA PODE VOLTAR E FAZER UM GRANDE ESTRAGO.
    Com certeza se esse senhor tivesse condições ele não estaria morando na rua.
    E estamos em ano de eleição, imaginem se não fosse...mas com certeza ele não deve ter uma família enorme votando em São Gabriel.

    ResponderExcluir
  2. Mas que absurdo com o frio que tá fazendo uma pessoa viver debaixo de lonas !!! o que vai custar fazer um comôdo pra ele nada perto de um quebra mola que custa dez mil !!!!

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo a situação desse homem e ninguem toma providencia ,,,o que o prefeito pensa ????que ele e algum animal .bixo para mandar ele para o mato ?????Depois o prefeito quer se eleger desse geito ignorando as pessoas ?????

    ResponderExcluir
  4. Um absurdo o que fazem com as pessoas,por não ter posição social, desratam o ser humano,mas para tudo em nossa vida tem um preço e um dia todos nós vamos ter que dar conta de nossos atos.Um novo tempo para São Gabriel,chega de Balbo e Rossano.

    ResponderExcluir
  5. Um absurdo que fazem um ser humano passar,as pessoas esquecem que nesta vida tudo é passageiro e um dia todos nós vamos ter que prestar contas diante de DEUS de nossos atos. Um novo tempo para São Gabriel,chega de Rossano e Balbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo ELIANA que bom que nossos eleitores,acordassem e acabassem,quebrassem essa corrente que a anos vem acontecendo,ROSSANO xBalbo já tá hora de colocarmos pessoas que pensem realmente nos problemas que a comunidade vem enfrentando,independente de quem for eleito mas a mesmice não pode continuar. RENOVAÇÃO JÁ.

      Excluir
  6. Hoje o Maciel, responsável pela supervisão do trabalho de limpeza, segundo informações, esteve de volta ao local, juntamente com uma fotógrafa, provavelmente da Prefeitura, pediu novamente que o homem saísse do local e falou que se ele não saísse por bem teria que tomar medidas drásticas. O homem afirma que a mulher lhe fotografou e que eles foram embora. Um fato que me deixou inconformada é que até as crianças de uma média de 10 anos de idade que estavam lá para fazer educação física no Ginásio Plácido de Castro e já conhecem o pobre homem que está ali há meses me chamaram, achando um absurdo o governo municipal ainda não ter feito nada para ajudá-lo. É para vocês verem, me senti como se estivesse falando com adultos pois, aquelas crianças possuem um equilíbrio mental de adultos. Essas não serão passadas para trás. O coitado do homem treme quando vê uma caçamba. Vi também a generosidade das pessoas: enquanto conversava com ele, um senho passou e, tirou as luvas que aqueciam suas mãos e deu de presente para ele. Este homem tinha lido na edição impressa do Cenário de Notícias essa matéria e foi lá dar a ajuda que podia.

    ResponderExcluir
  7. Que absurdo que historia triste , espero que alguem ajude esse homem . E pelo geito o prefeito esquesceu que e ano de eleiçôes .

    ResponderExcluir
  8. Gente não adianta ficarmos de braços cruzados,pois Prefeito nunca fez e nem vai fazer nada pra este senhor,vamos fazer uma campanha pra ver se tem alguém com bom coração que doe um lugar pra que assim a gente consiga materiais e faça um comodo pra ele.o que vcs acham da idéia?

    ResponderExcluir
  9. Como Sempre o Poder Publico de São Gabriel quer esconder o problema

    ResponderExcluir
  10. ninguem tem tempo pra resolver o problema dessa pobre pessoa,estao todos preocupados formando suas quadrilhas pra disputar votos,no brasil inteiro formaçao de quadrilha e crime,em sao gabriel nao ter onde morar e crime.

    ResponderExcluir
  11. Enquanto isso eles governantes se esquentam em suas lareiras , o povo que passe frio. Eles só iram se lembrar na hora da eleição.Secretaria da assistencia social favor né...a senhora ganha muito bem para fazer esse trabalho.

    ResponderExcluir
  12. ccs incopetentes e alienados sem preparacao alguma para estarem exercendo atividades publicas,mandataco so no papel mesmo,o povo precisa de politicos novos,chega de gentes boas da vida

    ResponderExcluir
  13. Senhores(a) sou natural de São Gabriel, e fiquei boquiaberto lendo essa reportagem do CN, nunca pensei em ver uma administração municipal querendo jogar uma pessoa no meio do mato, provavelmente pra morrer e não vir a "incomodar" mais.
    Estou totalmente indignado com essa situação, mas cabe a vocês que ainda residem ai na minha querida terra natal de porem a mão na consciência e pensarem no de vocês querem pra são Gabriel nos próximos 4 anos.
    Não faço parte de nem um partido politico e nem sei quem são os próximos candidatos a cargos eletivos nas próximas eleições, só peço que reflitam .

    ResponderExcluir
  14. EU ACHO QUE SETE SENHOR DEVERIA TER UMA ASSISTENCIA DIGNA DE UM GABRIELENSE POIS AO MEU INTENDER ELE TRABALHA COMO CATADOR ISTO E FAZ A LIMPEZA DA NOSSA CIDADE E SE ELE NÃO GASTA COM ALIMENTAÇÃO MAS AS PESSOAS QUE ALCANÇAM ALGUMA ALIMENTAÇÃO PARA ELE JA CONTRIBUIRÃO COM OS IMPOSTOS QUE DEVERIAM SER DELE O QUE OS SENHORES ADMINISTRADORES DO MUNICIPÍO ACHAM DISSO NÃO CONCORDAM COMIGO ESPERO UMA ATENÇÃO ESPECIAL PARA ESTE CASO

    ResponderExcluir
  15. SÓ HOJE PUDE LER ESTE ARTIGO, E PRA MIM NÃO FOI SURPRESA ALGUMA AS ATITUDES DO FUNCIONÁRIO DA SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS E DO VEREADOR. AQUI EM SÃO GABRIEL É ASSIM, INFELIZMENTE NEM COM REPORTAGEM OS PROBLEMAS SÃO RESOLVIDOS. FIQUEI LENDO E PENSANDO: SE EU QUE NÃO MORO NA RUA,TENHO CASA PRÓPRIA E TAL, (NÃO SOU MELHOR DO QUE ESSE SENHOR DA REPORTAGEM POR ESTE FATO, MAS ESTOU RESSALTANDO PARA QUE SEJA MELHOR COMPREENDIDO MEU COMENTÁRIO), SEMPRE SOU RECEBIDA COM MÁ VONTADE E CARA FEIA EM POSTOS DE SAÚDE, NO HOSPITAL E EM QUASE TODOS OS LOCAIS RELACIONADOS A PREFEITURA DA CIDADE, FICO IMAGINANDO DE QUE FORMA ESSE SENHOR DEVE TER SIDO TRATADO PELOS NOSSOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA. GENTE FRIA, TOTALMENTE SEM CORAÇÃO, TOTALMENTE DESPREPARADA PARA LIDAR COM O POVO. GOSTARIA REALMENTE DE SABER COMO FICOU A HISTÓRIA DESSE SENHOR...

    ResponderExcluir
  16. pessoal tem ser feito algo por esse senhor...vam esperar por prefeito ou algum candidato ese senhor pode não aguentar esse frio que tem feito ......fico orrorizada com isso mas e epoca de eleição vamos pensar em quem vamos eleger........................................................

    ResponderExcluir
  17. isso e feio pra cidade.... em ano eleitoral

    ResponderExcluir
  18. e esse vereador e esse prefeito ainda querem votos,deixar um humano viver desse jeito,pq eles não passam um dia no lugar dele pra ver se é bom que apareçam aqui em casa pedindo voto ai vão escutar pessoalmente

    ResponderExcluir
  19. O PREÇO PAGO POR UM INÚTIL QUEBRA MOLAS , QUE ESTAO BROTANDO POR TODA A PARTE DA CIDADE , INCLUSIVE CAUSANDO DANOS AOS VEICULOS , SERIA SUFICIENTE PARA RESOLVER O PROBLEMA DESSE CIDADÃO...DIREITOS HUMANOS , SÓ EXISTE PRA JUSTIFICAR O SALÁRIO DE QUEM EXERCE...

    ResponderExcluir
  20. e eles so pensao neles alguem me diz o que os vereadores e os prefeitos fazenm para esses coitados q vivem nas praças de nossas cidades passando frio fome sendos descriminados tantos dinheiros que gastao atoa en besteiras e nao fazem nada pra ajudarem esses coitados

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mas se identifique.