quinta-feira, 21 de junho de 2012

Câmeras e guarda municipal podem fazer parte da segurança da cidade


A segurança de uma cidade se faz não apenas com policiamento ostensivo  e/ou com as ações da polícia judiciária. É preciso bem mais do que isto. A população necessita ter um  sentimento de segurança, ter a  percepção de se estar protegido de riscos, perigos ou perdas.

A segurança tem que ser comparada e contrastada com outros conceitos relacionados: Segurança, continuidade, confiabilidade. A diferença chave entre a segurança e a confiabilidade é que a segurança deve fazer exame no cliente das ações dos agentes maliciosos ativos que tentam causar a destruição.
A segurança, como bem comum, é divulgada e assegurada através de um conjunto de convenções sociais, denominadas medidas de segurança.
Diante deste conceito São Gabriel precisa mais do que a atuação da Brigada Militar e da Policia Civil. A  nossa cidade busca de uma fiscalização específica. Há tempo o Conselho Municipal de Transito vem reivindicando ao Executivo a criação de uma Guarda Municipal que teria atuação diversa ou  uma Guarda Municipal de Trânsito com atuação especifica na fiscalização.
O delegado de Policia, Jader Duarte, membro nato do Conselho Municipal de Trânsito, lembra que com a criação da Guarda "o número de acidentes e irregularidades no trânsito diminui acentuadamente, assim como os problemas que dizem respeito à pessoas dirigindo sem habilitação e veículos  transitando sem licenciamento".
Para o policial  a Guarda Municipal faria uma fiscalização mais efetiva no trânsito o que a Brigada não consegue fazer. Este é um trabalho secundário. O objetivo primordial da BM é policiamento ostensivo que deve feito contra a criminalidade. "Sou um grande defensor de São Gabriel ter sua Guarda Municipal", destaca o delegado, lembrando que no ano que passou foi instrutor do curso de formação da Guarda Municipal de Uruguaiana que teve seu efetivo  aumentado em cerca de 80%".
O Delegado Jader Duarte, observa que uma Guarda Municipal traz retorno financeiro para o município. Enfatiza que "em função dessas multas a guarda se paga e ainda sobra recursos a mais para o município". Como membro do Conselho Municipal de Trânsito e Delegado tenho levantado a necessidade de uma fiscalização específica no trânsito. "Em tendo essa guarda e, consequentemente uma fiscalização mais efetiva, com certeza, o número de acidentes na cidade, as irregularidades, sem licenciamento circulando, condutores sem habilitação diminuiriam acentuadamente, inclusive o número de motos-táxi clandestinos", garante o policial. 

Câmeras de vídeo também fazem parte de  uma segurança efetiva 

Afora a Brigada Militar e a Policia Civil nos oferecendo segurança no momento que a comunidade tenha a sua disposição uma Guarda Municipal e a Vigilância de Câmeras de Vídeo certamente a população gabrielense  estará vivendo um novo tempo em termo de segurança. Isto porque também há a possibilidade da implantação de Câmeras em vários pontos da cidade.
Esta informação também foi repassada ao Programa Espaço Aberto da Rádio Web Cenário de Noticias em entrevista do Delegado Jader Duarte sobre Segurança no Município de São Gabriel. Segundo o Conselheiro do CMT, projeto neste sentido já foi encaminhado ao Governo Federal pelo Poder Executivo e espera-se uma resposta positiva para breve.
Com a instalação de Câmeras de Vigilância diversos pontos da cidade estariam sendo monitorados através das câmeras que captariam crimes como o que ocorreu há alguns dias aqui na cidade, lembra o policial. Ele se  referia a uma tentativa de assalto, onde as câmeras propiciariam a  identificação do veículo ocupado pelos assaltantes.
As câmeras também ajudariam na fiscalização nas áreas principais da cidade, como também o acesso aos bairros, garantindo desta forma uma bastante mais efetiva. Jader Duarte observa que "são projetos que a gente tem certeza que trarão uma resposta muito boa, pois não se consegue fazer um trabalho melhor em termos de trânsito justamente por falta de efetivo". Os projetos da Guarda Municipal e da instalação de Câmeras são unânimes dentro do Conselho Municipal de Trânsito que o Executivo analisa, mas que ainda não tem uma resposta positiva a esse respeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.