São Gabriel é um dos três municípios da região da fronteira, que será beneficiado com um Parque Eólico, que será construído pela companhia Iberdrola, uma das principais elétricas do mundo e líder global em energia eólica. A informação foi dada ao prefeito Roque Montagner pelo responsável técnico da empresa, João Garcez, que participou de uma audiência acompanhado do corretor Lauro da Silva Andrade. Ele disse que está sendo feito um estudo de viabilidade, na região de São Gabriel com Lavras do Sul, localidade de Meia Lua. A companhia espanhola é detentora do maior “know-how” de energia limpa em nível internacional.
Já há algum tempo foram instaladas na localidade de Meia Lua, três torres de medição de velocidade e intensidade dos ventos. De acordo com informações do técnico responsável pelo monitoramento dos testes,
ainda este ano poderá ser definido e licitada a instalação de um parque e uma sequência de torres, beneficiando três municípios: São Gabriel, Caçapava e Santa Margarida do Sul.
Segundo o prefeito Roque Montagner esta é uma informação positiva, se concretizado o estudo de viabilidade. Conforme informações do responsável técnico João Garcez, para a montagem das torres e da rede, serão gerados dois mil empregos. O investimento é de R$ 500 milhões e a geração de energia é de 90 megawatts.
Se não houver contratempo, o início desse investimento acontecerá no final de 2014 e início de 2015. Roque Montagner salientou que, “investimento dessa natureza contribuirá significativamente com a geração de empregos, contribuição de ISSQN para o Município, bem como uma fonte alternativa para os proprietários que também serão grandes beneficiados”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.