Presos são beneficiados com projetos e ganham oportunidade de reinserção na sociedade
Seis presos estão trabalhando na produção de tubos de concreto na Fábrica de Tubos instalada no Presídio Estadual de São Gabriel. O projeto, desenvolvido pelo Governo Municipal, faz parte de um protocolo de ação conjunta firmado entra a Prefeitura Municipal e a Superintendência dos Serviços Penitenciários
(SUSEPE) do Rio Grande do Sul. Em média, por dia, são produzidos 50 tubos, material que é utilizado em obras de canalização e microdrenagem de vias públicas. O prefeito Roque Montagner vistoriou o local de trabalho, na manhã de terça-feira (16/07), acompanhado do diretor do Presídio Estadual, José Rodrigo da Costa Rodrigues e dos secretários de Planejamento, Tani Vieira e de Assistência Social, Cléber Giovane. Montagner informou que a fábrica passará a confeccionar meios fios, ampliando a sua produção. A parceria com a SUSEPE beneficia os presos e auxilia na reinserção dos apenados na sociedade. Dos 167 internos, seis trabalham na Fábrica de Tubos e 12 mulheres no atelier de costura.
O administrador substituto do Presídio Estadual, Delmiro Ramos, diz que a ação conjunta, com a execução de projeto na parte interna da Casa Prisional, tem repercutido na ressocialização dos presos. “Eles desenvolvem melhor o diálogo e se sente valorizados”, comenta. A Fábrica de Tubos produz unidades de 200 mm e 400 mm e já está preparada para fornecer para o Município os meios-fios. A parceria envolve a integração das duas partes. A SUSEPE disponibiliza o local, energia elétrica e mão de obra, enquanto a prefeitura fornece as formas, maquinário, materiais, areia e cimento, e o recurso para pagamento dos presos.
Os detentos fazem parte do Regime Fechado e com o projeto são beneficiados com um dia de redução na pena (a cada três dias trabalhados). Além disso, têm direito a um salário mínimo, sendo 75% em espécie e 25% (em pecúlio). Esta parcela só é liberada após a conclusão do período de reclusão. Na avaliação do prefeito, a Fábrica de Tubos está beneficiando o Município, que utiliza o material nas obras públicas, e também auxiliando na recondução dos presos ao convívio com a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.