Uma ação conjunta das Secretarias de Saúde e Educação levou informações referentes aos cuidados com a saúde bucal oriundas do Projeto “Sorrindo para o Futuro” desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (SESC). O projeto é direcionado aos alunos das séries iniciais da rede municipal e tem como objetivo promover a saúde bucal por meio da prevenção. Para o Coordenador de Saúde Bucal do Município,
Aroldo Alves Junior, a prevenção é a melhor forma de evitar futuros problemas. Aroldo esclareceu aos professores, os riscos que a falta de higiene oferece. O odontólogo orientou ainda sobre práticas corretas de escovação e até mesmo, o que não deve ser feito durante o processo de higienização da boca. “Nossa meta é que os professores possam, a partir desses esclarecimentos, orientar os alunos quanto aos cuidados necessários para uma dentição sadia”, destacou. Onze escolas municipais de São Gabriel participam do Projeto “Sorrindo para o Futuro”.
De acordo com a nutricionista do município, Nara Gonçalves, pesquisas realizadas pelo Setor de Nutrição da SEME, revelam que é crescente o número de crianças que necessitam de atendimento por cárie e, em proporção ainda maior, aumenta o número de crianças que apresentam sobrepeso ou obesidade na rede municipal de ensino. Segundo a pesquisa feita com 1.545 estudantes das séries iniciais, o índice de cáries aumentou em média 37,96% nos últimos três anos. Os temas obesidade e sobrepeso ganharam proporções ainda maiores. No mesmo número de crianças (1.545), segundo a pesquisa, 50,3% apresentam obesidade ou sobrepeso. As Secretarias Municipais de Educação e de Saúde já agem para combater esses problemas, por meio da avaliação bucal, nas escolas é feita a constatação de quem precisa de atendimento, logo o aluno recebe um documento direcionado aos pais ou responsáveis para que o encaminhem para tratamento nas Unidades Básicas de Saúde, esta medida garante a preferência de atendimento. Quanto ao problema de sobrepeso e obesidade, o Setor de Nutrição da SEME que já trabalha com o Projeto “Bagunça na Cozinha”, com oficinas de educação alimentar do pré ao 5° ano, começa ainda neste mês, o Projeto “Obesidade na Escola. Diga Não a Esse Problema”, direcionado aos alunos do 6° ao 8° ano do Ensino Fundamental. O secretário Daniel Ferrony também participou do evento, ressaltando a importância dos cuidados com a saúde bucal.
Saiba mais: Em São Gabriel 1.200 alunos da rede municipal de ensino são beneficiados anualmente com as ações do Projeto “Sorrindo para o Futuro”, que já destinou este ano kits de escovação contendo escova, fio e creme dental. A Secretaria Municipal da Saúde está firmando parceria com a Celulose Riograndense para a aquisição de verba e material didático para projetos de higiene bucal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.