segunda-feira, 6 de maio de 2013

Após agenda em Israel e Palestina, Oliboni irá debater o turismo religioso no RS


Já de retorno ao Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (03), o deputado Aldacir Oliboni (PT) destaca agenda histórico-cultural realizada durante missão gaúcha ao oriente Médio. Na quarta-feira, dia 1º, parte da delegação, composta por deputados e secretários de Estado visitou um dos mais famosos roteiros de turismo religioso do mundo, acompanhados por prefeitos e parlamentares israelenses – a Terra Santa.

Na cidade de Nazareth, a comitiva esteve no local onde teria nascido o Menino Jesus, Basílica de Nativitá. Em Jerusalém, Oliboni visitou o Muro das Lamentações, a Via Dolorosa – onde Jesus teria dado seus últimos passos antes da crucificação e, também, o Santo Sepulcro. Ícones da religião cristã, os locais atraem cerca de 6 milhões de pessoas por anos, vindas das mais diversas partes do mundo, em extrema demonstração de fé e devoção.
“Foi realmente emocionante, ver as manifestações de tantas pessoas, com tanta dedicação. Além disso, há toda um estrutura do Estado. Observamos a ação do Poder Público em Israel para possibilitar a dinâmica do turismo em padrões de muita qualidade e segurança. Temos boas iniciativas gaúchas neste sentido mas é necessário pautar este tema de forma mais incisiva e debatê-lo com a sociedade”, observa o deputado que vai realizar audiência pública acerca do turismo religioso no Rio Grande do Sul.

EXPERIÊNCIA - Há 32 anos, Oliboni protagoniza a Via Sacra do Morro da Cruz, em Porto Alegre. Uma das maiores e mais tradicionais encenações da Paixão de Cristo no Rio Grande do Sul, o espetáculo é um grande teatro de rua que conta com a participação e colaboração de atores, técnicos e produtores cênicos profissionais e também de dezenas de pessoas da comunidade do Morro da Cruz, região Leste da Capital.

PROJETOS DE LEI - Com o intuito de fomentar e contribuir com o desenvolvimento de expressões culturais artísticas e religiosas de caráter popular, Oliboni é autor de quatro projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa com vistas a integrar no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul as festas de Nossa Senhora dos Navegantes, São Jorge e a Via Sacra do Morro da Cruz – de Porto Alegre, e a Romaria de Nossa Senhora Consoladora, de Ibiaçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.