Pela primeira vez São Gabriel teve grandes produtores rurais unidos com assentados por um protesto
Um fato jamais visto anteriormente em São Gabriel aconteceu na tarde desta terça-feira (22), na ERS 630. O trânsito foi trancado por grandes caminhões e diversos produtores rurais da localidade de Batovi, alguns destes assentados, protestavam unidos em busca de um ideal: melhores condições de trafegabilidade para poderem chegar até suas propriedades e para conduzirem os alimentos que produzem.
A manifestação contou com o apoio da Brigada Militar, que conduziu da melhor forma possível o trabalho para que nada acontecesse com as pessoas que somente estão exigindo os seus direitos.
Os usuários da estrada estadual reclamam dos buracos e das cabeceiras das pontes, que há quase um ano não sofrem manutenção. De acordo com as queixas, desde que algumas empresas deixaram de fornecer óleo para movimentar a patrola, a estrada foi praticamente abandonada. O produtor Jorge Zanchi afirma que se torna difícil trafegar com caminhões carregados pela estrada.
O prefeito Roque Montagner esteve presente no local e se comprometeu em encontrar uma solução legal para o problema e informou que na próxima semana estará encaminhando um projeto de Lei para a Câmara Municipal de Vereadores, para que autorize o uso de máquinas e equipamentos do Município, como patrola, retro-escavadeira e caçambas, condições para a formalização de convênio de parceria, para a recuperação da RS 630, e um acordo com o Estado para repasse de recursos para aquisição de combustível.
A ERS 630 é utilizada diariamente por produtores e moradores da região, por isso, a mobilização foi realizada com o objetivo de atrair a mídia para que as autoridades tomem conhecimento do problema, que afeta especialmente o escoamento da produção.
O prefeito Roque Montagner considerou a reivindicação justa e organizada e destacou a importância da ERS 630, "que é uma estrada muito utilizada para o escoamento da produção e os produtores não têm culpa pela falta de manutenção". Lembrou que hoje a ERS 630 é muito utilizada para o transporte da produção dos Vales do Santa Maria, Jaguari, Vacacaí e de assentamentos, além do tráfego intenso de coletivos. "A estrada é a artéria aorta de dois frigoríficos de exportação e dá acesso a duas grandes barragens, VAC 4 e Jaguari, e dada a precariedade do trecho, que apresenta pontos críticos de deterioração e pela falta de logística do Estado, quanto a sua manutenção, temos que encontrar uma solução", finalizou o prefeito.
Estiveram presentes durante o protesto alguns vereadores como Karen Lannes e Adão Santana, o Secretário Municipal de Transportes Lizandro Cavalheiro e o Chefe de Gabinete do governo municipal, Luis Pires. Esteve apoiando a classe o presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários de São Gabriel Alírio Alves Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.