sexta-feira, 16 de novembro de 2012

“Grupo Estratégico e Jornal Cenário de Notícias foram os grandes responsáveis pelo resultado das eleições 2012”, afirma Tita Jobim


O Cenário de Notícias - Jornal Bom de Ler, nesse período pós-eleição, retorna com as entrevistas políticas tradicionais desta página, trazendo como entrevistado dessa semana o presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no município de São Gabriel, Valdemir de Andrade 'Tita' Jobim.
Tita, que integrou uma das Chapas que concorreram ao pleito eleitoral 2012, avaliou a eleição e revelou que no seu ponto de vista existiram dois grandes responsáveis pelo resultado final das eleições: O Grupo Estratégico Por Uma Nova São Gabriel e o Jornal Cenário de Notícias. Tita revelou que tanto a chapa vencedora quanto a que ele fez parte foram formadas por nomes que saíram de dentro do Grupo Estratégico. Confira a entrevista na íntegra:


1 - Na condição de presidente do PMDB e candidato a vice-prefeito neste pleito, como o senhor avalia a eleição 2012?
A eleição de 2012 em São Gabriel foi uma eleição completamente atípica. Nós, do PMDB, já sabíamos que o pleito seria complicado em razão de que a população clamava por mudança, por renovação e que tudo passaria por uma composição entre os partidos que ainda não tinham experimentado a forma de fazer uma campanha unida, organizada e chegar até a Prefeitura Municipal. Lamentavelmente o nosso partido, na composição que foi feita, não conseguiu atingir o objetivo, que eu, na condição de presidente do partido já dizia há um bom tempo que o PMDB trabalharia nesta eleição para eleger vereador, para retomar o espaço na Câmara de Vereadores. Nós não conseguimos atingir esse objetivo, mas o partido continua, deve continuar, tem que continuar. O número de filiados do partido continua importante. Temos um bom número de filiados, ganhamos mais alguns durante essa eleição e vamos continuar trabalhando. Faremos uma avaliação agora, na virada do ano. Há uma renovação na direção estadual do partido, vai ter eleição para renovação do diretório e executiva estadual do partido. Vamos obedecer as diretrizes da direção estadual do partido e vamos avaliar a partir de janeiro e fevereiro quais são as perspectivas para o PMDB gabrielense e o nosso objetivo é continuar trabalhando para que o partido se fortaleça, para que abra espaço para novas lideranças e para que receba também novas lideranças de outros partidos, já há conversações nesse sentido, para que quem sabe na próxima eleição a gente consiga atingir o objetivo que é eleger vereadores e quem sabe até disputar a prefeitura, se não na condição de titular da chapa, ou aliado. Muito embora não era o meu objetivo concorrer a essa eleição, mas como eu sou um soldado do partido, me foi imposto essa condição de que eu concorresse, eu assim estive pronto e concorri. O partido não sai enfraquecido. Não atingiu o objetivo mas sai fortalecido no sentido de que é um partido grande, um dos maiores partidos do país, o Rio Grande do Sul teve um bom desempenho e nós estamos trabalhando para que esse reflexo também chegue a São Gabriel.

2 - O que faltou para que a chapa na qual o senhor participou tivesse o êxito eleitoral, já que o povo clamava por renovação?
Na verdade estavam inscritas quatro chapas e havia duas chapas que eram a renovação, a chapa vencedora e a outra chapa da qual eu fazia parte. Com a saída de um dos candidatos "considerados fortes, tradicionais" avaliou-se naquela ocasião que para o lado que o desistente fosse, essa chapa teria a oportunidade de conquistar o governo de São Gabriel. Como candidato a avaliação foi essa e, na nossa avaliação, foi o que aconteceu. O ex-prefeito fez a escolha dele e acho que até está certo porque ele escolheu o lado que o partido a qual ele pertence tem mais afinidade, já há uma composição a nível nacional e estadual. Eu acho que a escolha dele não poderia ter sido outra. Aí, então, estabeleceu-se em São Gabriel aquela polarização que já vem acontecendo há muitos anos. E nessa polarização é evidente que a nossa chapa saiu prejudicada porque aqueles que odiavam um lado, votavam no outro e vice-versa, e a nossa chapa passou a ser o azarão, e como tal aconteceu. Eu vi nessa eleição o reflexo do que aconteceu comigo quando concorri a prefeito em 2004. Estabeleceu-se a polarização da eleição e um dos dois lados só poderia ganhar. Como nós éramos a única chapa que não recebeu um forte apoio, um forte apelo popular, acabamos prejudicados.

3 - Como integrante do Grupo Estratégico Por Uma Nova São Gabriel, qual a sua avaliação sobre a importância deste no processo eleitoral?
Como eu sempre disse foi extremamente importante a mobilização das pessoas que organizaram o Grupo Estratégico, um grupo de discussão de uma nova oportunidade para São Gabriel e eu repito assim como foi um pontapé inicial para que essa mudança tivesse crescido, as pessoas tivessem sentido essa mudança e tivessem sido motivadas e mobilizadas por aquele grupo. Sem a iniciativa das pessoas que mobilizaram, que organizaram o grupo estratégico, nós talvez até tivéssemos tido um resultado diferente. Mas esse resultado, o resultado que essa eleição mostrou, deve-se muito a participação das lideranças que organizaram o Grupo Estratégico. É fundamental creditar tudo ao Grupo Estratégico, que teve a ousadia, audácia responsável de iniciar uma discussão muito antes do pleito eleitoral, mobilizar a cidade, mostrar para os eleitores que é importante esse processo eleitoral e que nesse processo eleitoral já poderia acontecer a mudança. Então, o Grupo Estratégico foi fundamental nesse pleito, para essa escolha e para essa decisão.

4 - O prefeito Rossano encerra o mandato como, na sua avaliação?
Eu acredito que o prefeito Rossano é uma das grandes lideranças de São Gabriel e creio que ele vai ter que avaliar um pouco a sua postura eleitoral. Acredito que o prefeito tenha pecado, e talvez em função disso a decisão da população, de se afastar demais das suas bases, das pessoas que apostaram nele na penúltima eleição, talvez não tenha conseguido concretizar as promessas de campanha, talvez não tenha oportunizado e recebido as pessoas para conversar e conceder as audiências necessárias. É uma questão que ele só, ele prefeito, ele Rossano e seu grupo de apoio político vão ter que avaliar. Acredito que foi um resultado negativo. Ele vai ter que, juntamente com o seu partido, com seus apoiadores, reavaliar a sua postura política, isso é fundamental. Para que um político permaneça na vida pública tem que ter humildade, aceitar o resultado das urnas e fazer a leitura do que este resultado está dizendo. Acredito que o prefeito deve fazer isso. Mas isso é uma questão muito pessoal. Mas ele continua sendo e eu o respeito como uma grande liderança de São Gabriel.

5 - O que o senhor espera deste novo governo, até porque o senhor participou da discussão prévia no Grupo Estratégico aonde se constituíram duas chapas para as eleições?
Quis o destino que nós não estivéssemos juntos, mas de qualquer sorte foi fundamental a importância de todos na discussão que foi mobilizada pelo Grupo Estratégico e muito importante a participação de cada uma das pessoas. O Cleber Giovane está de parabéns quando ele resgatou isso numa das edições que eu li do jornal, onde ele destacou o nome de todas as pessoas que ali participaram. Isso é uma demonstração de grandiosidade política. Todos os que participaram do Grupo acredito que sejam responsáveis por esse resultado, de uma forma ou de outra. O destino quis que eu não estivesse lá, que estivesse integrando uma outra chapa, mas de qualquer forma eu fiz a minha parte enquanto cidadão, enquanto representante de um partido político. Quando a gente se filia a um partido político a gente não tem mais decisão própria. As decisões são aquelas que o partido toma, e eu sou um seguidor das linhas que o meu partido decide. Eu espero de coração que o novo governo tenha êxito, que consiga cumprir aquilo que foi prometido durante a campanha, que consiga resgatar nas pessoas a dignidade de viver nessa cidade, consiga atrair novos investimentos, consiga fazer um bom governo para que todos ganhem. Eu não vou desejar assim, que não consiga ou que não atinja os objetivos. É importante que atinja e que consiga porque afinal de contas a gente vive aqui em São Gabriel. O bem de São Gabriel é uma boa avaliação de governo e eu espero que o governo tenha muita sorte e que consiga implementar até porque consegiu-se agora o alinhamento político tão desejado. Nós temos em São Gabriel um governo que é alinhado com o governo estadual e governo federal. Vamos apostar que isso dê certo, que São Gabriel consiga trazer os recursos necessários para cá e que o prefeito, vice-prefeito e as pessoas que constituírem o secretariado possam desempenhar um bom papel e fazer um bom governo, porque a nossa cidade só tem a ganhar com isso.

6 - Mensagem final:
Muita sorte ao jornal Cenário de Notícias e a vocês todos e parabéns à direção do jornal que tem mantido a mesma postura ao longo de todos esses anos e é um dos grandes responsáveis pela mudança em São Gabriel. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.