sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FUNDAÇÃO DO BB E PARCERIAS LEGISLATIVO INVESTEM R$ 2 MILHÕES PARA A APICULTURA DE SG E REGIÃO


Foi realizada na quinta-feira, dia 22, na agência local do Banco do Brasil (BB), a solenidade para celebração do Acordo de Cooperação Financeira entre a Fundação BB, o BB S.A e a Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho Ltda (COOAPAMPA). Estavam presentes diversas autoridades de São Gabriel e de Santa Margarida do Sul, bem como, dezenas de apicultores e representantes de entidades de classe dos respectivos municípios. 
O evento também contou com a participação do vereador Adão Santana (PTB) - Presidente do Poder Legislativo; Jeferson Oliveira - Gerente de Divisão da Fundação do BB; Gustavo da Rosa - Superintendente Regional do BB; Eliseu Levandowski - Gerente local do BB; Juliano Boldo - Representando a UNIPAMPA; Aldo Machado e Adi Pozzatto (Presidente e Diretor da COOAPAMPA), entre outros.

Na ocasião, o referido acordo teve por objetivo, a alocação de recursos financeiros para o Projeto de Investimento de “Estruturação de Casas de Mel e Entreposto de Processamento Industrial e Homogeneização de Mel no Pampa Gaúcho”. A cooperação técnica e financeira foi celebrada entre a Fundação do BB e o BNDES, tendo ainda como parceiras a Prefeitura Municipal de SG; Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR); COOAPAMPA e as CEASAs do RS, sendo que os investimentos do Projeto totalizam aproximadamente R$ 2 milhões.
Em sua manifestação, Jeferson Oliveira agradeceu a oportunidade de estar firmando tal acordo com a COOAPAMPA, pois a apicultura é uma das cadeias principais e prioritárias na questão de auxilio social pela Fundação do BB. “O mel têm provado que pode mudar a vida de pequenas comunidades, de apicultores, etc, e, nós esperamos que a partir deste momento, a COOAPAMPA atraia cada vez mais pessoas interessadas em se dedicar a apicultura, pois um investimento social desta envergadura beneficiará São Gabriel e toda a região, sendo que esta cultura se apresenta como uma grande alternativa para a diversificação”, disse Oliveira.
Naquele momento, Adão Santana destacou todas as parcerias envolvidas no Projeto, salientando com absoluta certeza que muito breve a apicultura estará mudando a matriz tributária de São Gabriel. Santana ressaltou o importante apoio da Fundação do BB, enalteceu ainda, o trabalho desenvolvido pela COOAPAMPA. Em relação aos apicultores, afirmou que quem respeita o Meio Ambiente assim como eles, merecem todo o retorno financeiro através da comercialização do referido produto. “Na Câmara sempre fomos defensores dos apicultores, inclusive como Presidente, no início deste ano, tivemos a grata satisfação de firmar entre a COOAPAMPA, UNIPAMPA e FARGS, a parceria de um importante convênio objetivando o trabalho mútuo em Projetos de Pesquisa e Extensão na área de Apicultura, com a ideia principal de tornar São Gabriel um Centro de Pesquisa de referência Nacional em Pesquisa e Tecnologia Apícola Nacional. “Sempre é maravilhoso lembrar que quando todos acreditam no mesmo sonho, este vira realidade e é exatamente o que está acontecendo aqui nesta ocasião. Continuaremos sempre parceiros da classe apícola, visando acima de tudo, o bem comum e cada vez mais a geração de renda para São Gabriel e região”, concluiu Adão Santana.
Bastante emocionado, Aldo Machado relembrou o início de suas atividades na apicultura e das dificuldades financeiras que passou juntamente com sua família. “No começo tudo é difícil, mas nada é impossível, se houver muita fé em Deus e dedicação no trabalho, seja ele qual for”, afirmou Machado. Aldo agradeceu a colaboração de todos os presentes, destacando as relevantes parcerias, em especial da Fundação do BB. “Desenvolvemos um trabalho de muita luta por 6 anos, enfrentamos muitos desafios, problemas e, inclusive falta de recursos, mas através da dedicação e persistência de todos aqui, tudo foi superado, e, hoje o nosso sonho torna-se uma realidade. Eu considero, este um dos maiores feitos já realizados durante  toda a minha vida”, finalizou Aldo dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.