quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Eleições na UNIPAMPA: Divulgadas regras para campanha eleitoral e debates nos campi

Os dez campi da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) estão conhecendo as propostas das chapas que concorrem à eleição para os cargos de Direção, Coordenação Administrativa e Coordenação Acadêmica, bem como conhecendo os candidatos à representação discente no Conselho Universitário (CONSUNI). E como não poderia ser diferente, a campanha eleitoral tem um regramento definido pela Comissão Eleitoral Geral (CEG) que deve ser observado tanto por candidatos quanto pela comunidade acadêmica.
A resolução 01/2012 da CEG define as regras que devem ser observadas para a campanha como um todo, e a resolução 02/2012 define as regras para realização dos debates (clique para conhecer os documentos na íntegra).
Durante a campanha que começou no dia 27 de outubro e se estenderá até as 23h59 do dia 19 de novembro, os candidatos deverão observar que a afixação de material de divulgação e a realização de reuniões e plenárias poderão ser feitas no espaço dos campi, desde que não perturbem as atividades acadêmicas. A divulgação da chapa por meio de passadas em salas de aula deve estar previamente autorizada pela Comissão Eleitoral Local (CEL) e pelo professor regente da turma, e cabe à CEL estabelecer normativa sobre como se dará a apresentação das chapas nestas passadas.
A normativa proíbe passadas em salas de aula em horário de avaliação, bem como a realização de eventos festivos no âmbito da Universidade. Fica proibido também a docentes e técnico-administrativos fazerem campanha nos locais de trabalho, seja por meio de distribuição de material imprenso ou convencimento verbal.
Atenta à realidade atual, a normativa ainda estabelece que os candidatos podem realizar atos de campanha pela Internet, por redes sociais, páginas, blogs e e-mails, desde que não utilizem esses espaços para ofenderem a honra dos demais candidatos.
A reitora Ulrika Arns entende que a participação é fator primordial do processo democrático de escolha paritária de dirigentes dos nossos dez campi e da representação discente Conselho Universitário. “Agora é momento de participar dos debates, participar da campanha em defesa do seu candidato, pois estão escolhendo o destino do campus para os próximos quatro anos, bem como a representação dos discentes no CONSUNI”, afirma.

Debates
A organização dos debates ficará a cargo da CEL, que deverá em conjunto com as chapas definir a data, hora e local dos debates. Os debates terão cinco blocos, sendo o primeiro de apresentação das chapas, o segundo será de perguntas entre as chapas, o terceiro de perguntas da plateia, o quarto novamente de pergunta entre as chapas e o quinto e último serão as considerações finais.
Durante os debates, as perguntas formuladas pela plateia serão registradas por escrito e depositadas em única urna que receberá os questionamentos para todas as chapas. A CEL não considerará perguntas que tratem de questões pessoais, forem ofensivas a qualquer um dos candidatos ou tratarem de assunto estranho ao debate.
O vice-reitor, Almir Barros da Silva Santos Neto, reforça a importância da comunidade acadêmica participar do pleito de forma ativa, comparecendo aos debates e se informando a respeito dos candidatos e de suas propostas. “A participação da comunidade é muito importante para a definição de uma boa equipe diretiva e para que a escolha seja efetivamente referendada pela comunidade do campus”, afirma. “Cabe lembrar que esta é uma eleição que define o dirigente máximo e também o representante externo do campus pelos próximos quatro anos”.
Almir ressalta, também, a importância da escolha do representante discente para o CONSUNI. “É importante que os alunos conheçam os candidatos e façam uma boa escolha, pois o representante defende não só os interesses da categoria discente, mas também os da Universidade como um todo”. Ulrika Arns também reforça o trabalho focado no todo que os eleitos nos campi farão pelos próximos anos. “Ao final do processo, depois do resultado das eleições, os eleitos, os conclamados pela maioria da comunidade acadêmica, assumem o compromisso de trabalhar unidos em prol do campus, da UNIPAMPA”, explica a reitora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.