Massagem no ego
Quem não gosta de ser elogiado? É sempre bom, massageia o ego. Por isso publico na coluna a mensagem que recebi da amiga Celeste Santos da Silva: “Nilo, você faz muita falta aqui em São Gabriel com o seu jornalismo dinâmico. E além de tudo você é um grande escritor, seu livro sobre o futebol de nossa terra é maravilhoso. Um grande abraço para ti e para a Teresinha Motta, outra grande jornalista. Fiquem com Deus. Beijos.”
Agradeço de coração pelo incentivo ao meu trabalho. Não moro mais em São Gabriel, mas estou presente na vida da cidade todas as semanas, através da coluna “De Brasília”, nas páginas do jornal “Cenário de Notícias”.
Reaproveitamento de águas
O deputado Laércio Oliveira (PR-SE), apresentou na Câmara dos Deputados um projeto que institui o “Programa Nacional de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas”, a ser adotado nos novos edifícios a serem construídos, em todas as cidades do país. Segundo o deputado, as águas das chuvas devem servir para lavagem de roupas, vidros, calçadas, pisos, veículos e para a irrigação de hortas e jardins. Já as águas utilizadas em tanques, pias, máquinas de lavar, bidês, chuveiros e banheiras serão reaproveitadas para descargas de vasos sanitários e mictórios.
Essas medidas serão obrigatórias apenas para os novos edifícios. Os prédios antigos, também poderão participar de programas de incentivo criados pelo governo para se adaptarem ao novo plano. A proposta ainda estabelece que lagos artificiais e chafarizes de parques, praças e jardins também sejam abastecidos com águas reaproveitadas.
A proposta, que tramita de forma conclusiva, está pronta para a votação na pauta da Comissão de Desenvolvimento Urbano. O projeto será analisado ainda pelas comissões de Minas e Energia; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Clube Caixeiral
Notícia preocupante foi publicada pela imprensa local, dando conta de que o tradicional Clube Caixeiral, uma instituição de 117 anos, vive momentos de imensas dificuldades de ordem financeira. A falta de apoio dos associados seria a principal causa disso, segundo o presidente José Luiz de Lima Marques.
É uma pena que isso esteja acontecendo, mas providências estão sendo tomadas para tentar mudar a situação. Uma Assembléia Geral está prevista para os próximos dias, quando será buscada uma solução conjunta para que o clube possa seguir sua trajetória de maneira normal.
Nas minhas últimas visitas a cidade eu já havia notado que a situação do clube não era das melhores, a começar pela aparência do prédio que deixava muito a desejar, continuando com o aluguel de salas para um conjunto de atividades que nada tem a ver com a entidade. Tomara que tudo se resolva da melhor maneira, visto que o Clube Caixeiral é um patrimônio histórico e cultural valioso de nossa cidade, e que merece ser preservado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.