quinta-feira, 25 de outubro de 2012

De Brasília - Nilo Dias

Uma pequena aldeia global

O ator Juliano Cazarré, que fez o papel de Adauto na novela “Avenida Brasil” é filho do jornalista e escritor Lourenço Cazarré, que foi meu colega de redação no jornal “Diário Popular”, de Pelotas. Na época eu era editor de esportes do jornal e o Lourenço um habilidoso fotógrafo, que cursava jornalismo na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), sendo da mesma turma da minha esposa Teresinha Motta.
Muitas foram as matérias que fizemos juntos. Depois, por força da profissão, nossos destinos tomaram rumos diferentes. Lourenço mudou-se para Brasília e eu para Rio Grande e depois São Gabriel. Hoje residimos em Brasília. Eu estou aposentado e o Lourenço é um respeitado escritor. Outro colega dos tempos de “Diário Popular” é o jornalista João Lanzetta, primo de Lourenço Cazarré, que também reside em Brasília. Isso tudo serve para mostrar que o mundo é realmente pequeno, vivemos numa verdadeira aldeia global.

Um fato lamentável

Uma noticia que me deixou perplexo foi publicada no Facebook, e não sei se muitas pessoas chegaram a ler, por isso a transcrevo. Na segunda-feira após as eleições municipais, um aluno ao chegar na sua escola perguntou a um funcionário se naquele dia teria merenda escolar. A resposta foi brutal e absurda: “Segundo informações do prefeito eleito, a merenda será um prato que ele gosta muito de comer”.
Um caso desses certamente mereceria uma investigação profunda de parte da Secretaria Municipal de Educação, e o funcionário responsável por isso identificado e severamente punido. A eleição já havia acabado e as crianças nada tiveram a ver com elas, embora em algumas escolas professores mandaram recadinhos aos pais dos alunos, pedindo que votassem em determinado candidato. O que convenhamos, nada teve a ver com a nobre função de educador.

A Estância da canção Gaúcha

O mês de outubro geralmente se caracteriza pela realização de muitos eventos em São Gabriel. Este ano, para não fugir a regra tivemos a 19ª edição da “Estância da Canção Gaúcha”, que premiou como música vencedora a milonga “Rodeio da Invernada Passo Fundo”, com letra de André Oliveira e música de Ita Cunha, dois compositores de São Gabriel. A interpretação foi de Ita Cunha e Jean Kirchoff. O público prestigiou o evento, comparecendo em grande número durante às três noites do evento.
E ainda está em andamento a festa maior do ruralismo gabrielense, ou seja a edição de número 78 da “Exposição Feira de São Gabriel”, que se realiza no Parque de Exposições Assis Brasil, com encerramento previsto para o próximo dia 28.

Uma exposição imperdível

E as atrações não param por aí. O Museu Nossa Senhora do Rosário Bonfim reúne uma exposição de materiais utilizados pelo saudoso médico gabrielense doutor Dirceu Menna Barreto de Abreu, falecido em 2005, aos 95 anos de idade. A Exposição é uma homenagem ao “Dia do Médico”. Ela foi aberta dia 18 e se estenderá até o final do mês. Entre os objetos expostos estão roupas, certificados, instrumentos cirúrgicos, sala de consulta, de exames e gabinete médico, que foram utilizados pelo abnegado médico em mais de 60 anos de atividades. 

(E-mails: nilodt@hotmail.com e nilodias@ibest.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.