O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, esteve de 12 a 19 de março em viagem para a Feira Agritech, realizada em Tel Aviv, capital política do Estado de Israel. Teixeira fez parte de uma comitiva da Farsul que participou da maior feira de alimentos do Oriente Médio, onde foram apresentados a uma das produções agrícolas com maior investimento tecnológico do mundo.
Tarso Teixeira integrou a delegação do sistema Farsul, da qual também fizeram parte o presidente da Farsul Carlos Sperotto, o diretor superintendente do SENAR Gilmar Tiethboll, e alguns presidentes de Sindicatos Rurais. Em outra comitiva participaram o secretário da Agricultura Luiz Fernando Mainardi, o diretor do BRDE José Hermeto Hoffmann, secretário estadual de Obras e Irrigação Luiz Carlos Busato e o delegado do Ministério da Agricultura no Estado Franscisco Signor entre outros.
A delegação visitou estandes com produtos agrícolas plantados com irrigação de alta densidade, além de visitar as fazendas-modelo, tanto propriedades coletivas (kibutz) como as cooperativas (moshav), e ter encontro com lideranças do setor agropecuário israelense, na Embaixada Brasileira em Israel. A agricultura israelense é resultado direto de anos de investimento em pesquisa. Mesmo produzindo em apenas 1/5 do território do país, com grande escassez de água e de terrenos aráveis, o país produz 93% de sua necessidade de alimentos, com grande investimento em irrigação. Os principais produtos são a laranja, abacaxi, banana e algodão, e também a toranja, um híbrido de laranja com pomelo. O país importa especialmente grãos, oleatginosas, carne, café, cacau e açúcar, o que aumenta as expectativas de fazer crescer o comércio com países como o Brasil.
Segundo Teixeira, os dois países tem muito a ganhar nas relações bilateais. “Nosso país, especialmente a agricultura gaúcha, tem muito a aprender com os investimentos feitos por Israel em irrigação, e eles tem certamente muito a ganhar com nossa carne, nossos grãos e nossas máquinas agrícolas”, assinalou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.