No sábado (21), o Centro de Umbanda Ylê de Yemanjá realizou uma festa em homenagem à Ogum – São Jorge. Várias pessoas estiveram presentes ao evento à convite do Pai Betinho de Yemanjá e houve também três batizados no decorrer da festa.
Na segunda-feira (23), foi a vez de acontecer a tradicional procissão dedicada ao santo que, mesmo com a queda de temperatura, contou com a participação de muitos fiéis, que caminharam pelas principais ruas da cidade.
A procissão teve início no Centro Cabana de Pai Xangô e Oxalá, onde aconteceu uma sessão religiosa após seu término.
São Jorge foi, de acordo com a tradição, um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). Também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum. É imortalizado no conto em que mata o dragão e também é um dos quatorze santos auxiliares. Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, sua memória é celebrada dia 23 de abril como também em 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele na Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.