segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Corpo de Bombeiros adverte sobre os perigos na Pesca

Como passatempo ao ar livre é uma excelente forma de diminuir a ansiedade do dia-a-dia, no entanto, o não cumprimento de algumas regras básicas de segurança comprometem muitas vezes um dia bem passado. Regularmente aparecem notícias sobre acidentes, muitos deles podem ser evitados se algumas regras de segurança forem adotadas.
Uma grande quantidade de acidentes devem-se ao fato de o pescador negligenciar a sua segurança em detrimento da pescaria, escolhem locais pouco seguros que sabem ter peixe, esta incúria tem vitimado alguns pescadores com alguma experiência

O Pesqueiro (Costões)
A mudança repentina das condições atmosféricas pode fazer com que uma pescaria termine, verifique se o local permite uma saída rápida e em segurança no caso das condições se alterarem. As marés e o vento podem ser autênticas surpresas para um pescador menos experiente. Defina antecipadamente escapatórias de fuga a partir do local.
Na pesca noturna, o pescador muitas vezes perde a noção da altura do local, nunca perca consciência da diferença entre o local e a água, utilize objetos de separação que evitem a perda de percepção.
Se a pesca for noturna, certifique-se que tem iluminação suficiente.
Em pesca em rios e lagoas, verifique se o local não é propicio a desmoronamentos.
Verifique sempre se existem linhas de ALTA-TENSÃO próximas, a negligência deste fator tem produzido alguns acidentes com pescadores experientes.
Verifique se os lançamentos e a pesca não afetam pessoas ou objetos próximos.

O Vestuário
É fundamental que o vestuário ofereça proteção ao pescador, não só do frio, mas também dos pequenos acidentes.
Use calçado não escorregadio, existe calçado próprio para pesca se o pesqueiro é escorregadio este fator é de especial importância;
Evite usar vestuário onde os aparelhos de pesca tenham possibilidade de se prender;
Use óculos e chapéu (evitando possibilidade de acidentes com anzóis ficarem presos nos olhos, couro cabeludo ou na face);
Use vestuário leve, se por acidente cair na água, não interfira com a necessidade de nadar.

Condições Meteorológicas
Nunca pescar durante trovoadas, chuva e raios.
Verifique se a ondulação não o põe em risco ( a agitação marítima pode alterar-se)
Verifique se a subida da maré não o deixa sem possibilidade de fuga.

Recuperação de Material
Muitos acidentes devem-se a tentativas de recuperação de material que ficou preso, não ponha em risco a sua integridade física para recuperar um anzol, leve material que permita a perda, corte a linha se necessário.

Peixes Perigosos
Alguns peixes podem ter consequências diretas e dolorosas, tente conhecer as formas de lidar com as espécies que tem dentes e ferrões, podem ser perigosos.

Anzóis
O acidente mais comum é provocado pelo lançamento ou recuperação, os anzóis ficam presos nos dedos, nos braços, nas pernas, nunca perca a noção que embora o perigo seja reduzido é incomodo e algumas vezes doloroso um anzol num dedo ou num braço, saliente-se que muitas vezes se perde a noção do espaço envolvente criando acidentes de maior dimensão (quedas das rochas, quedas de embarcações, etc )

Redes
A maior parte destes acidentes podem ser evitados se não deixar-mos os cuidados de lado, pesque com segurança e divirta-se.
São muitos os casos onde um surfista se prende às redes de forma que fica impossível conseguir se libertar e o final acaba sendo, muitas vezes, um trágico afogamento.

RENATO DUTRA PEREIRA - 1º Sargento Bombeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.