sexta-feira, 13 de abril de 2012

Delegado recebeu homenagem


O delegado de polícia Jader Ribeiro Duarte foi homenageado na manhã de terça-feira (10), em um evento em comemoração ao Dia da Engenharia, no 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Comb), recebendo a medalha Tenente Coronel José Carlos de Carvalho, que foi o Chefe da Comissão de Engenheiros na Guerra do Paraguai. 

O evento contou com a participação de várias autoridades civis e militares.
Duarte tem se destacado bastante em São Gabriel pela seriedade de seu trabalho que tem como prioridade o combate do tráfico de drogas.

Um pouco da História:
O Tenente Coronel José Carlos de Carvalho é o Patrono do 6º Batalhão de Engenharia de Combate. 
De acordo com levantamento histórico realizado, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate possui laços de afinidade com o Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho, Chefe da Comissão de Engenheiros na Guerra do Paraguai. Sendo um dos Oficiais selecionados para integrar o Batalhão de Engenheiros na sua organização inicial, determinado pelo Decreto Lei nº 1.535, de Jan 55, o Tenente Coronel José Carlos de Carvalho, comandou como Capitão, a 2ª companhia do Batalhão, instalado no Quartel do Forte São João no Rio de Janeiro. Como Chefe da Comissão de Engenheiros na Guerra do Paraguai, o Tenente Coronel José Carlos de Carvalho era para Osório, como que o comandante da Engenharia do Exército, nos regulamentos atuais. Como chefe executante, coordenava e dirigia os oficiais do Corpo de Engenheiros, como na travessia do Rio Paraná quando dividiu com Vilagran Cabrita a conquista e a defesa da Ilha da Rendenção. Está sediado em São Gabriel, território situado no Rio Grande do Sul que pertencia ao Teatro de Operações da Guerra do Paraguai, onde José Carlos de Carvalho foi herói inconteste. Analisadas as proposições enumeradas, observa-se uma relação considerável entre o 6º BE Cmb, o primitivo Batalhão de Engenheiros, a Comissão de Engenheiros, na pessoa de seu chefe Tenente Coronel José Carlos de Carvalho, e suas ações decisivas durante a Guerra do Paraguai, principalmente na travessia do rio Paraná. Através do seu resumo histórico o 6º BE Cmb comprova sua origem no remoto Batalhão de Engenheiros. Com base na sua origem e localização, se identifica com os feitos heróicos do Tenente Coronel José Carlos de Carvalho, cujos trabalhos inimitáveis prestados a Pátria o tornaram credor da gratidão e admiração de todos os brasileiros, justificando a intenção de homenageá-lo pela sua grandeza histórica. A Organização Militar por seu passado histórico, localização atual e afinidade operacional apresenta conotação sugestiva com a vida e a obra do homenageado que personifica, inclusive, o seu componente humano ideal. Desta forma, a Arma de Engenharia, prestou uma justa e merecida homenagem a um dos seus vultos mais ilustres. Consagrado soldado e Chefe da Comissão de Engenheiros do Exército na Campanha do Paraguai.

2 comentários:

  1. Parabéns! Fico feliz em saber que as pessoas que merecem são reconhecidas em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Mas é bom que essa pessoa continue fazendo por merecer.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mas se identifique.