sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os 256 anos da morte de Sepé Tiarajú movimentam São Gabriel

Na cidade de São Gabriel, no RGS, no dia 7 de fevereiro, haverá homenagens pela data da morte do Líder Guarani Sepé Tiarajú.
Nesta quinta-feira, o Líder Indígena, da etnia Caygangue, Cacique Yacanguruy, conhecido por Natalino dos Santos, que reside em São Gabriel e está à frente deste movimento na cidade, o "Guardião dos locais sagrados Indigenas" passou informações, solicitando uma ampla divulgação.
Disse, que se reuniu no dia 25 deste mês, com o Secretário de Turismo - Nairo Gonçalves, e com o Prefeito Municipal de São Gabriel – Rossano Dotto Gonçalves, e com o Patrão da CTM (Coordenadoria Tradicionalista Municipal) – Mauricio Rocha, onde ficou acertado o empréstimo do Parque Tradicionalista Rincão das Carretas, localizado próximo ao DNER, para receber, os em torno de 480 indígenas de várias etnias que estarão chegando a partir do dia 5 de fevereiro, próximo.
O Cacique Yacanguruy informou que está previsto a chegada de indígenas Guaranis, Caygangues, Charruas e outras etnias do Estado, além de indígenas da etnia Terena, de Mato Grosso. Frisou que a FUNAI e o Conselho Estadual do Índio do RGS, estão à frente no evento.
O cacique falou que o apoio da imprensa será de muita importância, onde estará apresentando durante os próximos dias, um pedido de apoio a mídia, para arrecadar alimentos para ajudar nesse encontro, onde serão entregues oficialmente aos Caciques e a Organização do evento. Falou que as emissoras de rádio estão abrindo as portas para apoiar, solicita apoio dos jornais.
Falou do apoio de Amilcar Varela, que está lhe ajudando no envio de correspondências as autoridades, Já foram convidados seis prefeitos da região, Presidentes de Câmaras de Vereadores e Secretários de Turismo da região. Estarão na cidade também diversas ONGs, inclusive nestes eventos comparecem ONGs internacionais que prestigiam a causa indígena. A CNBB e movimentos religiosos já vêm nesse apoio há bastante tempo.
Segundo o cacique, a programação inicia no dia 5 de fevereiro com a chegada dos povos indígenas no Parque da CTM, onde pela manha haverá uma reunião com uma média de 12 caciques, com a coordenação do evento, para acertarem os detalhes com preservação e os cuidados com o patrimônio.
A partir do dia 6 estarão abertas as visitações ao público, onde haverá mostra do artesanato e da cultura indígena.
No dia 7 de fevereiro, data que marca o tombamento do Herói Nacional e Líder Guarani Sepé Tiarajú, haverá deslocamento de Ônibus a partir das 07h45 e também ciclistas que participam de uma bicicletada, até o local onde houve a morte dos mais de 1500 indígenas, nas coxilhas de Caiboaté, durante a Guerra Guaranítica, acontecido em 10 de fevereiro de 1756, três dias após a morte de Sepé.
O Cacique Caygangue, informou que retornarão do local, em Caiboate, ainda pela manha, chegando ao local da Morte de Sepé, na Sanga da Bicca, por volta das 11h00, onde haverá homenagens e ritualística junto ao monumento Sepé Tiaraju. E, após retornam ao Parque para o almoço. Yacanguruy disse que os índios brasileiros nativos estão unidos para resolver os seus direitos e suas causas, em paz, sempre buscando os seus direitos, e as pessoas e autoridades que quiserem apoiar esse evento entre em contato com o Cacique pelo fone: (55)9952-5661, finaliza.
Reportagem Sergio Mello ( texto e foto )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.