quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Secretaria de Serviços Urbanos é autora de possível Crime Ambiental



Ocorreu na madrugada de terça-feira (15) um fato bastante intrigante flagrado pela reportagem do Cenário de Notícias – Jornal Bom de Ler, com fotos exclusivas que revelam uma prática ilegal cometida por funcionários da Gussil, que trabalhavam para a Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de São Gabriel. Quem passasse pela Rua Barão de São Gabriel, próximo a AES Sul, precisamente às 5h30, poderia avistar a caminhonete da Secretaria estacionada em um dos lados da via, enquanto funcionários trabalhavam com máquinas costais espalhando produtos químicos na vegetação próxima às calçadas. Essa prática é considerada crime ambiental, segundo a Legislação, que proíbe a capina química.
O fato foi descoberto por uma repórter do CN que dirigia-se para casa naquele instante, de carona com o Delegado de Polícia Thiago Firpo, que não atua mais em São Gabriel mas encontra-se no final das suas férias na cidade. Ao comentar com o delegado, o mesmo resolveu retornar ao local e averiguar o ocorrido, certificando-se do fato e logo após entrando em contato com a Brigada Militar.
Ao avistarem o carro do delegado, os trabalhadores tentaram fugir, mas foram impedidos com a chegada da BM.
Enquanto se explicavam para os policiais, um dos trabalhadores confessou ao delegado que o trabalho que estariam realizando teria sido por ordem do Secretário de Serviços Urbanos Luis Fernando Porto, que os orientou que utilizassem os produtos químicos à noite.
Alguns dos homens não utilizavam luvas nem máscaras de proteção e, enquanto dois deles falavam com os policiais, outro jogou veneno propositalmente contra a repórter que estava parada de costas, fotografando o carro da Secretaria, o qual carregava os produtos.
Três homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde foram apreendidos 1 galão de 5 litros de veneno Touchdown com aproximadamente 300 ml, 3 máquinas costais de 20 litros cada, 1 vazia e duas contendo 10 litros de veneno cada e 2 bombonas de 50 litros cada.
O fato foi registrado como apreensão de objetos e possível crime ambiental.
O delegado Thiago Firpo ressaltou sua preocupação com a utilização de venenos e falou sobre o mal que causa ao meio ambiente, dizendo que tem um grande conhecimento a respeito do assunto, já que é acadêmico de gestão ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.