terça-feira, 9 de agosto de 2011

Santa Casa realiza curso de capacitação para Cuidador

De forma pioneira e inovadora ao longo dos 156 de existência, a Adm. da Sta. Casa, está realizando de 8 à 19 deste mês - no Salão Nobre da Instituição, o Curso de Capacitação para Cuidador do Idoso. Durante a abertura, o Prov. Roque -destacou que o referido curso visa transferir conhecimento à comunidade, numa forma de reconhecimento e gratidão pelo apoio recebido ao longo dos anos, com o objetivo de qualificar pessoas vocacionadas para esta área.
Montagner apresentou um histórico da Sta. Casa à todos os participantes e disse que esta inovação é muito importante. O curso será realizado com palestras teóricas e práticas, sendo estas ministradas por uma equipe multidisciplinar.
O curso teve início com a Enf. Fernanda que abordou o tema: Como perceber alterações no paciente idoso relacionadas com os sinais vitais”.
A extensa programação desenvolvida terá como temas: “Emergência no domicílio” - Enfs. Ana Carolina Feldns e Vivian Soares; “Curativos e Prevenção” - Enfs. Danieli Pereira e Rafaela Guedes; “Cuidados no domicílio para pessoas acamadas ou com limitações físicas” - Enfs. Danieli Dias e Francieli Bendersky; “Cuidados com ostomias” - Enfs. Núbia Pereira e Silvana Jobim; “Recomendações nutricionais e cuidado nutricional de idosos” - Nutricionista Priscila Froehlich; “O cuidador capacitado previne fraturas, úlceras de pressão e a incapacidade física em idosos” - Fisioterapeuta Geórgia Guimarães; “Cuidados com a medicação. Problemas com o sono” - Farmacêutica Bárbara Macedo de Macedo; “Doenças mais comuns em idoso” - Dr. Guilherme - Méd. Intensivista da CTI;” e “Direitos do Idoso. O cuidador e a pessoa cuidada” - Assist. Soc. Vandriana Pottker e Psicóloga Silvia Costa”
O provedor salienta que com raras exceções, hoje nós conhecemos muito pouco dos idosos, as informações estão muito mais voltadas para o não envelhecer. “A verdade é que dificilmente nós nos preparamos para o envelhecer, para a perda da reserva facial, para lidar com doenças potencialmente previsíveis, a mudança de comportamento, a fragilidade, os limites físico e o emocional, entre outros. Com o tempo, a perda da capacidade do movimento, a dificuldade de se alimentar, dificuldades com o banho e higienizações, a perda da memória e desorientações. Os idosos que muitas vezes não podem mais ficar sozinhos, ficam expostos a se envolver em acidentes dentro ou fora de casa, quedas e fraturas. Isso provoca muitas mudanças de rotina, familiar e muitas vezes afeta os membros da família, por falta de tempo ou envolvimentos com outras atividades profissionais”, afirmou Montagner.
Na presença de todos os participantes do referido curso, Montagner fez questão de ressalta que “o “Cuidador” capacitado será aquela pessoa que poderá ajudar o idoso a envelhecer com mais saúde, ter um olhar de proteção, de serem prestigiados e estimulados para a vida. Tudo o que existe precisa ser cuidado para continuar existindo, tudo o que vive precisa continuamente ser alimentado. O cuidado vive do amor, das manifestações de ternura, da carícia e da convivência. Tudo vale a pena, enquanto estivermos sonhando e sentindo emoções”

Release da Santa Casa de Caridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.