sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CONSELHEIRAS TUTELARES DEIXAM CLARO: FECHAREMOS AS PORTAS

Elas falam sobre os problemas que enfrentam dia após dia e esclarecem vários aspectos importantes para a comunidade


Na manhã de ontem nossa equipe de reportagem realizou uma entrevista com as Conselheiras Tutelares para que pudéssemos trazer à população alguns esclarecimentos sobre o andamento dos trabalhos e as dificuldades que elas vêm enfrentando por falta de condições para exercer seus deveres.
Segundo elas, o Colegiado esteve reunido e ficou decidido que irão fechar as portas do Conselho Tutelar e somente irão atender no plantão casos que forem de bastante urgência, devido às más condições de trabalho.
O Conselho Tutelar não possui carro para deslocamento e está sendo utilizado um veículo cedido pela Secretaria de Assistência Social, o qual nem sempre pode ser utilizado, já que sempre que é preciso a Secretaria tem que ir buscar e as Conselheiras ficam sem locomoção, pois a sede encontra-se no bairro Menino Jesus, totalmente descentralizada.
A sede possui inúmeros problemas, pois o local anteriormente foi usado como um Posto da Brigada Militar, a qual fazia a vigia do Bairro. As paredes estão mofadas, não possuem faxineira, as salas não possuem ventiladores e até mesmo materias como canetas, folhas, utilizados no dia-a-dia estão faltando.
A maior dificuldade das pessoas que moram no Bairro Pomares e no Élbio Vargas e precisam dos serviços do Conselho também está na sua localização. Às vezes é preciso fazer o pagamento de duas passagens de ônibus, sendo que a maioria são pessoas carentes.
As Conselheiras convidaram o Prefeito para uma reunião, através de dois ofícios, para que fossem colocados todos os problemas e apresentado algum projeto que possa solucioná-los, mas não foram recebidas. Uma outra afirmação é que esse não é um mérito somente dessa administração, pois essas carências vêm acontecendo há vários anos.
O Conselho Tutelar é um órgão protetor que trabalha em cima de encaminhamentos de crianças para várias áreas, como Assistência Social, Educação, Saúde e outras. Sempre que esses encaminhamentos são negados, a função dos Conselheiros é representar judicialmente através da Promotoria de Justiça.
A maior reclamação das Conselheiras é que estão sem um projeto de entretenimento para as crianças, que agora estão nas ruas e eles não tem nenhuma opção, em termos de projetos sociais, para encaminhá-las. Antigamente havia o Projeto Apoio Sócio-Educativo em Meio Aberto – ASEMA, onde as crianças ficavam nos períodos que não estavam na escola. Hoje só existe o Pelotão Esperança no 9º RCB, parceria entre quartel e prefeitura. Não existem também programas para dependentes químicos, somente o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, que presta atendimento, porém é um trabalho de curto período.
Durante o ano de 2010 o Conselho Tutelar atendeu, em sua sede, 8.194, sendo que foram expedidos 1.311 ofícios, 274 fichas de Controle do Aluno infrequente (FICAI), atendimento de 4.680 pessoas em plantões e existem 1.344 pastas em acompanhamento.
Um dos temas destacados pelas Conselheiras foi o abuso sexual envolvendo menores entre dois a dezessete anos, pois somente nos últimos meses de 2010 foram efetuados dez registros. Segundo informações, na maioria dos casos o abusador pertence a própria família da vítima e, desses dez abusadores, somente um não era familiar.
Encerrando e para esclarecimento de uma dúvida, a qual nossa equipe de reportagem foi por várias vezes questionada, perguntamos às Conselheiras se, em caso de um crime como furto ou até mesmo tráfico de drogas, onde um menor estivesse envolvido, seria necessária e obrigatória a presença de uma delas e a resposta foi que nesses casos só é necessário o acionamento do Conselho Tutelar se o envolvido não estiver acompanhado por um responsável.

7 comentários:

  1. daniela gomez salgado14 de janeiro de 2011 às 14:49

    Fiquei impressionada com o numero de atendimentos feitos pelo Conselho Tutelar e mais pelo descaso já que é um órgão importântíssimo devido a ser um órgão de proteção as crianças e adolescentes.É ta na hora de se tomar alguma atitude afinal lutar por melhores condições de trabalho é justo ainda mais quando se fala em vidas e em crianças...

    ResponderExcluir
  2. achei muito legal!pois é um orão importante para a sociedade.tomara q a prefeitura se de conta e ajude pois as crianças e adolescentes precisam disso!! valeuu

    ResponderExcluir
  3. Acho que tem que tem que paralizar mesmo, fará muita falta a população talves assim façam alguma coisa. Toda a vez que precisei de consultas exames para meus filhos consegui com o Conselho Tulelar, sem ele dificilmente conseguiria enfim acho que a população tem que apoiar e reinvindicar junto é para o bem de nossos filhos.

    ResponderExcluir
  4. O CONSELHO TUTELAR É MUITO IMPORTANTE PRA TODA A CIDADE E HÁ MUITO TEMPO ENFRENTA DIFICULDADES. DESDE A ÉPOCA DA OUTRA SECRETÁRIA (NÉCA) EU LEMBRO QUE FIQUEI SABENDO DE MUITAS RECLAMAÇÕES QUE LEVAVAM AO PREFEITO E ELE NADA FEZ.
    SÓ DÃO BOLA PRO ABRIGO E DEIXAM O CONSELHO ATIRADO. QUANDO ACONTECEU AQUELE PROBLEMA DE VIOLÊNCIA COM AS CRIANÇAS DO ABRIGO, O PREFEITO DEMOROU PRA TOMAR ATITUDE PORQUE É AMIGUINHO DAS CHEFONAS.
    TOMARA QUE NÃO DEMORE PRA DAR ATENÇÃO AO CONSELHO, QUE MERECE TODA A AJUDA NECESSÁRIA.

    ResponderExcluir
  5. eu entendo que do modo que o conselho tutelar está significa também descaso com crianças e adolescentes um éo reflexo no mes de dezembro vi uma cena...a conselheira empurrando o carro que não pegava ajudei é claro mas deixo aqui o meu recado este órgão tá pedindo socorro...

    ResponderExcluir
  6. Conselho Tutelar de São Sepé19 de janeiro de 2011 às 09:41

    Nós, conselheiras tutelares de São Sepé apoiamos a causa. Também tivemos que paralizar para que o nosso trabalho fosse reconhecido. O Conselho Tutelar acaba sendo esquecido e banalizado pelas autoridades, não tendo ciência dos problemas que temos que enfrentar e resolver. Consta na Constituição Federal que crianças e adolescentes têm que ter prioridades, o que infelizmente não acontece. Portanto, fica o nosso manifesto de apoio, pois só assim as autoridades e a população param para (re)conhecer nosso trabalho. Só quem é conselheiro sabe o que temos que enfrentar ...

    ResponderExcluir
  7. Conselho Tutelar de Santa Margarida do Sul19 de janeiro de 2011 às 10:35

    Conselho Tutelar de Santa Margarida do Sul manifesta que, esta problemática vivenciada por este Conselho vizinho é uma realidade em suma da maioria destes órgãos, assim é o momento para (re) pensar a importância deste órgão no contexto social no qual está inserido, pois o mesmo visa a proteção e a efetivação dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
    Por fim, retratamos nosso apoio a esta ação das Conselheiras de São Gabriel.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mas se identifique.