segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Palestra na Adjori fala das mudanças na publicidade


O poder da propaganda e o que ela é capaz de provocar no consumidor. Este foi um dos temas tratados pelo publicitário Tiago Ferrari, para dezenas de diretores de jornais, que fazem parte da Associação de Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori-RS). O encontro aconteceu na segunda-feira, na sede da entidade, em Porto Alegre.
Segundo Tiago, que participou do Festival de Cannes sobre propagandas, especialmente as veiculadas na televisão e internet, o conceito da publicidade mudou. “A propaganda tem como objetivo, agora, fazer o consumidor não apenas um expectador, mas um agente. Ele passa a fazer parte da propaganda e do conceito que ela quer promover. Isso é muito interessante, porque na medida em que o objetivo passa a ser coadjuvante ou até protagonista do comercial, ele faz o que realmente quer ver ou sentir”, afirmou.
O publicitário apresentou diferentes cases mostrados durante o festival realizado na Riviera Francesa e comprovou que o maior objetivo da propaganda é ainda tocar o consumidor naquilo que ele mais aprecia, na emoção. “Um dos mais interessantes foi o case promovido para o dia dos namorados, em que o hooligans, integrantes de uma das mais violentas torcidas inglesas, foram convocados para interpretar uma canção romântica. E eles fizeram. Foi surpreendente o resultado do trabalho”, afirmou.
Ferrari lembrou que para o jornal impresso o conceito da propaganda ainda é o varejista, aquele que apresenta promoções e facilidades de compra. “Essa propaganda também já mudou muito, mas é difícil mudar conceito. Há uma evolução, mas a preocupação maior é que ela não acabe. A forma clássica de mostrar o produto está saindo de circulação, a meta é provocar sentimentos e, a gente percebe isso nas mais diferentes campanhas que assistimos, seja de supermercado, como de marca de refrigerante. Ela precisa tocar”, disse.
Tiago Ferrari esteve acompanhado da também publicitária Clarice Ledur, ambos da agência Competence Comunicação Corporativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.