quinta-feira, 13 de março de 2014

Entrevista Coletiva: Prefeito anuncia oficialmente três equipes do Saúde da Família em São Gabriel

Um médico uruguaio e dois cubanos já integram 
a equipe de saúde do município

Treze representações dos veículos de comunicação da cidade participaram da entrevista coletiva concedida pelo prefeito Roque Montagner na manhã desta quinta-feira (13), na sala de reuniões do Salão de Atos da prefeitura. O prefeito respondeu a vários questionamentos, entre eles, dúvidas sobre a exoneração do ex-secretário de Serviços Urbanos, Rossano Farias. Apesar de deixar claro, que considera o fato uma questão
administrativa, o prefeito esclareceu que o motivo da exoneração foi o grande número de reclamações da comunidade a respeito da falta de limpeza na cidade e que as últimas declarações do ex-secretário são imaturas e que o descontentamento da Família Farias, salvo melhor juízo, deve-se ao fato deles terem perdido espaço para a nova frota de veículos adquirida pelo Município, o que vem substituindo gradativamente os serviços de transporte de pacientes para Santa Maria e Porto Alegre, antes prestados pela empresa da família
Sobre a reforma administrativa, Roque Montagner anunciou a criação da Secretaria de Gestão e Relações Comunitárias, que será gerida pela secretária Tani Vieira. A pasta do Planejamento, que estava sob a gerência de Tani Vieira foi repassada ao PPS, partido que faz parte da coalizão do governo, já que o vice prefeito Evandro Obaldia Guedes, que acumulava a função de secretário Geral de Governo deixa a pasta e assume as atribuições do Gabinete do Vice. O secretário de Obras Felipe Abib acumulará as funções de secretário de Serviços Urbanos, até que o governo encontre um novo nome para comandar a pasta. De acordo com o prefeito, o projeto de criação da Secretaria de Gestão e Relações Comunitárias será enviadas à Câmara Municipal de Vereadores para apreciação e possível aprovação do Poder Legislativo, “deixo meu pedido para que os vereadores avaliem com cuidado essas mudanças, pois certamente, elas correspondem positivamente aos interesses da comunidade”, ressaltou o prefeito.
Secretaria de Gestão e Relações Comunitárias - Fazendo jus ao nome, a nova pasta organizará o diálogo com os líderes comunitários e os mais diversos segmentos da sociedade, terá como prioridade implantar o Orçamento Participativo, trazendo para o Município a Participação Popular e Cidadã que extrai da comunidade as ideias de onde devem ser investidos os recursos do orçamento. O objetivo maior da pasta é articular ações, para que o município seja governado cada vez mais em conjunto com a comunidade.
Metas em 2014 - Dentro do plano de governo para este ano, está a aquisição de uma nova fábrica de tubos, a intensificação da operação tapa buracos nas ruas pavimentadas com pedra irregular e ainda, o encaminhamento da aquisição de uma usina de asfalto quente para o município. Na área habitacional, além da entrega dos 300 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida do Residencial Antônio Trilha, que acontecerá no dia 21 de março, o prefeito Roque Montagner anunciou a construção de mais 260 unidades habitacionais e também o prosseguimento do Programa Minha Casa Minha Vida nas modalidades rural e entidades.
Mais Médicos – Com relação a saúde foram apresentados os profissionais do Programa Mais Médicos que já estão no município. O uruguaio Dr. Santiago Fernando de Leon de Agrella e os cubanos Dra. Yudaimi Vera Arias e Dr. Jorge Jesus Chaves.  De acordo com o prefeito, os médicos vão liderar equipes do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). Duas delas serão instaladas no Bairro Élbio Vargas e a outra na UBS Esplanada, inaugurada no último dia 28 de fevereiro, no Bairro Novo Horizonte. A expectativa é que o ESF chegue a seis mil famílias de São Gabriel. Além do ESF o prefeito exaltou as conquistas na área de saúde como, a aquisição de 10 novos veículos, a criação da Clinica de dor, a compra de mais consultas e exames e a expansão dos serviços odontológicos, que devem chegar também à UBS do Bairro Santa Clara que se encontra em reformas. “Vamos continuar aprimorando as ações na saúde. Reforçamos o aparelhamento da pasta e pretendemos expandir melhorias como essas às demais pastas” finalizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.