segunda-feira, 10 de março de 2014

DE BRASÍLIA - Por Nilo Dias – Jornalista

Barbada municipal

Para variar, o clima político em São Gabriel pegou fogo. Às relações entre o Executivo Municipal e o PSB, de Balbo Teixeira, não eram boas há muito tempo e agora acabaram de vez com a exoneração do secretário municipal de Serviços Urbanos, Rossano Farias, na última quinta-feira, dia 6.
O prefeito explica que fez isso em razão de mudanças na sua equipe de trabalho. Sem entrar no mérito da questão, porque sou amigo do prefeito Roque e do ex-prefeito Balbo, e também porque mudei meu domicílio eleitoral para Brasília, me reservo apenas a dizer que o ex-prefeito Rossano, com certeza candidato em 2016, deve estar rindo à toa. Com Roque e Balbo brigados, vai correr barbada.
Atritos entre aliados na política gabrielense não são novidades. O próprio Balbo jogou para escanteio seu vice Eduardo Léo, em certa oportunidade. Rossano Gonçalves, em outra ocasião, também defenestrou sua vice Sandra Weber. 


Mais Médicos em São Gabriel

Finalmente o programa “Mais Médicos para o Brasil” está chegando a São Gabriel. O anúncio foi feito, não sei se os médicos já estão na cidade ou chegam nos próximos dias. A realidade é que três profissionais vão atuar no programa “Estratégia da Saúde da Família” (ESF), dois cubanos e um uruguaio. Sem dúvida deve melhorar muito o atendimento na saúde básica. Torço para que tudo dê certo e eles sejam tratados com respeito pelos médicos locais. 

Proteção aos animais

O oficial militar reformado e advogado Cezar Skilhan Teixeira, escreveu interessante artigo em órgãos da imprensa local, a respeito dos direitos de animais. Mostrando amplo conhecimento do tema, disse que os animais merecem toda consideração e respeito, pois se tratam de seres sensitivos, que sentem dor, frio, fome, angustia, como qualquer ser humano.
Citou sua experiência com o Pólo, esporte praticado nos quartéis, onde aprendeu a lidar com cavalos e admirá-los por sua inteligência e apego às pessoas. O mesmo diz em relação a cães, gatos e qualquer animal de estimação.
E faz uma revelação, que certamente a maioria das pessoas não sabe. A legislação brasileira é completa sobre o assunto. A “Constituição Federal de 1988” diz: “Proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade”.
Mas a legislação não fica só nisto. O STF e o STJ, já julgaram temas a esse respeito. Resultado, é que hoje são proibidas crueldades contra cães e gatos, prática que era comum nos centros de controle de zoonoses municipais. Antes, as temíveis “carrocinhas”, recolhiam e sacrificavam animais. Agora, não pode mais, é crime, sujeito às sanções da lei.
Quem não obedecer, de acordo com a Lei Federal n° 9605/98, pode pegar “cana” de três meses a um ano e ainda multa. Que fiquem atentos aqueles desumanos que costumam praticar atos de abusos, maus-tratos, ferindo ou mutilando animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. O doutor Cesar tem razão ao lembrar que lei existe, o que falta é fiscalização. (nilodt@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.