segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Qualidade na Educação: SEME conclui 1ª formação para gestores do campo

“O único caminho para a melhoria da qualidade do ensino é a qualificação dos profissionais educadores”. A afirmação é da secretária municipal de Educação, Nilvanês Jobim, referindo-se ao encerramento de mais uma formação desenvolvida pela SEME em parceria com a Universidade Federal do Pampa. A formação que começou no dia 1º de outubro e foi concluída na última quinta-feira (21), é a primeira direcionada especificamente, às equipes gestoras que atuam com o Ensino Fundamental, nas
áreas rurais de São Gabriel. O trabalho foi coordenado pela mestranda Lydia Assis Brasil, que desenvolve pesquisa direcionada à educação no campo, e orientado pelo professor Jeferson Marçal Rocha, da UNIPAMPA.
Durante os quatro módulos da formação, os gestores tiveram acesso a informações e subsídios que contribuem com a qualificação da oferta do ensino, bem como, ao embasamento legal acerca da legislação federal e municipal que rege o ensino no campo e ainda aos pressupostos básicos da gestão democrática.  Para a diretora da Escola Polo Maria Manoela, localizada em Azevedo Sodré, Maris Rossato Siqueira Motta, a formação abriu novas perspectivas de ensinar, “pudemos perceber que o que diferencia a educação no campo é a realidade do local e nós enquanto educadores temos a incumbência de “abrir o mundo” para esse aluno, que está inserido em uma realidade totalmente diferente da cidade, sem deixar que ele desista de sonhar e de lutar por seu futuro, seja ele no campo ou na cidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.