Alunos da Escola Especial Nossa Senhora das Graças se apresetaram no Seminário Inclusão para Todos Indepentente das Diferenças |
Desde o começo do ano letivo de 2013, a Educação Inclusiva está sendo vivenciada de forma mais significativa nas escolas municipais de São Gabriel. O desafio de garantir a qualidade da educação para todos, traz consigo uma oportunidade de aprendizado única, a de conviver e aprender com a diferença, o resultado, certamente é a formação de uma sociedade mais solidária. “Antes, o aluno era integrado na escola, ou seja, ele que tinha que se adaptar à escola, buscar suas próprias alternativas para se integrar, hoje, é a escola quem deve se adaptar para receber o aluno, tanto no que se refere ao pedagógico e
metodologia, quanto à acessibilidade, sendo que essa acessibilidade já vem sendo feito com as verbas da Escola Acessível, e com a criatividade de cada gestor” destacou a Chefe do Setor de Inclusão do município, Professora Jaqueline Pinheiro.
Dados do Setor de Inclusão da SEME mostram o crescimento de matrículas de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino. Em 1997, 121 alunos estavam matriculados na Escola Municipal de Educação Especial Nossa Senhora das Graças, hoje, há 30, sendo que 17 são de EJA e 13 freqüentam do 1º ao 3º ano, com idade até 11 ou 12 anos. Na rede municipal, de acordo com o Censo Escolar 2012, existem mais de 200 alunos inclusos. Segundo Jaqueline Pinheiro, esses dados comprovam que a inclusão, no município, é irreversível. “Essas informações vêm ao encontro do que prevê a legislação, ou seja, é direito do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, a matrícula na rede regular de ensino e no Atendimento Educacional Especializado”, concluiu Jaqueline.
O município já implantou 11 salas de recursos do Tipo I e uma do tipo II. Na área rural uma sala do tipo I, todas para o atendimento ao educando em turno inverso ao da sua aula regular.
No dia 22 de maio, última quarta-feira, a SEME realizou o Seminário, “Inclusão para Todos Independente das Deficiências”, direcionado aos diretores, supervisores, educadores do AEE, e convidados. O objetivo principal do seminário é tornar compreensível à sociedade os aspectos legais da inclusão. “Não basta apenas matricular uma criança com necessidades especiais na escola. É preciso incluir e essa inclusão só se realizará no momento em que as diferenças forem aceitas e respeitadas em um ensino de qualidade para todos”, ressaltou Jaqueline Pinheiro.
O evento contou com a presença da responsável pelo Setor de Inclusão da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, Mirta Kras e do Promotor da Infância e Juventude, Fernando Andrade Alves. Segundo a Secretária Nilvanês Jobim, o Seminário veio reforçar as ações inclusivas da SEME. “A Educação Inclusiva é um grande desafio. Trabalhamos intensamente nas escolas para oferecer uma educação inclusiva de qualidade, que realmente instrua o aluno especial e ofereça a este estudante o crescimento escolar”, finalizou a Secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.