sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Produtores de São Gabriel participam de curso de bovinocultura leiteira

Com o objetivo de educar preventivamente sobre sanidade e alimentação bovina, a Emater/RS-Ascar realizou, na terça-feira (15/10), curso de bovinocultura leiteira. A capacitação aconteceu na localidade Azevedo Sodré, no assentamento Guajuviras, em São Gabriel, e contou com a participação de 18 produtores. 
O curso, ministrado pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar Gilberto Souto Meyer e Vitor Hugo Ribeiro da Luz, com apoio do assistente técnico regional em Sistema Produtivo Animal Fábio Schlick, apresentou temas como higiene do leite e da ordenha, criação da terneira, melhoramento genético através da inseminação artificial, reprodução animal, calendário de vacinas, sanidade animal (principais doenças), pastagens e culturas mais cultivadas de verão (milheto e tifton) e inverno (aveia e azevém). 

Além do conteúdo teórico, os produtores também acompanharam exemplos práticos como a pesagem dos animais e o teste de mamite que, conforme Meyer, deve ser realizado uma vez por semana nos animais em lactação. 
Meyer afirma que os produtores que participaram desta capacitação estão começando na atividade leiteira. “Nesta localidade, a agricultura não é uma atividade rentável, por isso a produção é pecuária de corte e ovinos e, agora, os produtores estão investindo no leite”, destaca. O extensionista complementa que este primeiro treinamento é muito importante já que é uma das formas de levar tecnologias para o grupo. Além disso, a bovinocultura leiteira é um projeto de futuro, “é uma renda diária para a propriedade”, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.